Coelho Com Caçador XCVII - Coelhinho Por Enquanto Ainda não caíste
Ainda muito se fala no chumbo do orçamento de Estado 2013 que para alguns foi uma bomba que estragou não só o jantar por ter sido estupidamente indigesto para boa parte do poder da república e outros interesses escondidos que nunca se sabem quem são, mas nos andam sempre pronto a nos tramar em favor dos seus bolsos.
E no dia de hoje na ressaca da bomba constiucional de ontem que deu um murro no estômago de algumas cabeças coroadas da república fez como que hoje acontecesse uma reunião urgente do conselho de minstros e logo depois o presidente do conselho e o ministro das finanças foram se reunir com aquele senhor que diz que a reforma não lhe chega para as despesas e que adora estar calado em vez de agir e este mesmo senhor segurou o desgoverno de Passos Coelho em funções quando este tem poucas ou nenhumas condições para se segurar no poder e com este chumbo o desgoverno vai ter que trabalhar a sério e ter que ao mesmo tempo que cumpre com a jusrisprudência do Tribunal Constituicional, saber negociar com a troika e nestas voltas já se falou na demissão de Vítor Gaspar ou mesmo sem soluções de comprimisso, mas apenas se sabe que o presidente do conselho vai falar amanhã a nação sobre estas alterações que estão a estragar os planos do presidente do conselho Passos Coelho que já podemos dizer que está a viver o seu annus horribilis, pois já tem que aguentar com o caso da falsa licenciatura do seu lugar-tenente no desgoverno, as liigações ao BPN e agora mas este chumbo de uma medida como a dos subsídios de Férias que muitos já esperavam ver chumbada mais cedo ou mais tarde, mas que o próprio presidente do conselho não esperava ver assim tão chumbada como o foi pelo TC.
Vamos ver se mesmo depois da confiança de Cavaco Silva, amanhã Passos Coelho não vai dizer aos 10 milhões de portugueses que vai apresentar a sua demissão ou se vai aumentar ainda mais os impostos de quem trabalha deixando a banca e os amigos do partido e das sociedades secretas livres de qualquer punição fiscal como é sempre o prato do dia quando se trata de reparar borradas orçamentais, mas neste chumbo do TC existe uma vantagem que este senhor Gaspar se esquece dos tempos em que estudou (acho eu) economia que é até um princípio básico: a resolução de uma crise financeira é colocar dinheiro a circular de forma que este seja canalizado para aquisição de bens e serviços transicionáveis que no fim revertam em impostos para o erário público e agora com os funcionários públicos com os subsídios de férias na mão vai ser uma alegria ver os funcionários públicos e não só porque os reformados também são abrangidos por esta medida do TC a comprarem mais coisas e colocarem mais dinheiro nas mãos do senhor Gaspar em sede de IVA e o buraco que todos temem ser de biliões vai ser tapado quase num abrir e fechar de olhos; mas se estes senhores do poder político da república deixassem de ser máquinas de calcular e fossem mais seres humanos depressa chegariam a um conclusão assaz simples, mas que para um licenciado ainda é mais complicado do que entender poesia satírica de Bocage.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Será que este desgoverno se vai aguentar ? Como vão explicar a troika que violaram a lei ? Porque Cavaco renovou a confiança em Passos Coelho ? O que nos reserva Passos Coelho ? Será que este país vai aguentar ? Porque Portugal não sai simplesmente do euro ? Se não temos soberania, então para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário