Tiro no Pé Com Chipre Entroikado

Esta crise do euro e da dívida soberana que tem como duas géneses: a ganância dos bancos e a crise do sub-prime nos EUA está a criar uma recessão que se pode classificar como espiral recessiva que nos faz lembrar os tempos do período entre-guerras ou as sucessivas crises criadas por causa dos choques petrolíferos.


Para nosso mal a presente crise está mais para Grande Depressão e crise na Alemanha de Weimar e crises relacionadas como as falências bancárias na Áustria pré-Anchluss ou a hiper-inflação húngara porque além de haver um aumento brutal do custo de vida amortecido em parte pela existência de uma moeda única, existe também e este mais grave, um surto de desemprego que causa os sintomas primários de uma deflação onde o dinheiro deia de ter valor porque muitos poucos o têm e a grande maioria espera que os produtos de consumo fiquem com preço mais baixo de forma a ficarem acessíveis e como os que esperam não têm dinheiro ou têm pouco e os que querem vender não vendem e ficam igualmente sem dinheiro acabando-se por assistir ao que se assistia na Alemanha de Weimar onde as notas perdiam tanto o valor que acabavam a servir de lenha, blocos de notas ou mesmo papel higiénico.


E em Chipre, o eurogrupo ou eurolândia está a criar uma nova Alemanha de Weimar colocando como condição principal do plano de resgate, um imposto sobre os depósitos bancários que foi aplicado antes de aprovado pelo parlamento cipriota embora o governo local já o aplique e com o aviso pela comunicação social, os cipriotas foram em massa aos bancos levantarem as suas poupanças e parte delas já estavam retidas devido a este imposto.


Este imposto que foi criado para se "punir" os depositantes estrangeiros que colocam dinheiro na ilha dividida do Mediterrâneo Oriental localizada numa zona onde está entre a Ásia e a Europa, entre o Próximo Oriente e os Balcãs com o Magreb e o Egipto logo ali a porta e nesta localização estratégica muitos europeus e não só, mas sobretudo russos que segundo se sabe depositam dinheiro em Chipre para fuga aos impostos e lavagem de dinheiro e por isso se resolveu punir os criminosos, criando esta taxa; mas em vez dela ser aplicada caso a caso, foi aplicada de forma geral tomando a parte pelo todo e assim acaba por ser contraproducente com estes sistema de resgates porque estes mesmos resgates são para "revitlalizar" ou "salvar" as economias em especial o sector financeiro e com esta medida aplicada em Chipre faz com que os quase 800 mil habitantes da ilha percam toda a confiança nos bancos num momento para o outro e tal desconfiança pode se espahar para as outras economias periféricas que andam a matar cachorro a grito como Portugal ou Grécia (embora se negue a ideia de tal imposto em Portugal, mas não podemos confiar em Nosferatu Gaspar) e em Chipre já questiona de forma descarada e clara a permanência do país no euro e se não valeria mais voltarem a libra cipriota e já se começa fazerem perguntas semelhantes em Portugal, embora no caso português seja de forma velada.


E como não fosse crítica suficiente a interna, praticamente todos os grandes analistas financeiros e económicos do mundo e de todas correntes políticas condenam de forma veemente e violenta uma medida que além de estúpida e acéfala pode levar a Europa em especial a eurolândia a se transformar numa mega-república de Weimar onde os bancos de nada valem ou nada valem e onde só uns poucos podem comer e ter dinheiro enquanto o resto passa fome de gato.


E ficam as mnhas perguntinhas de sempre: Há ainda razão do euro existir ? Será que este imposto vai ser aplicado em Portugal ? Porque não se referenda a entrada e/ou manutenção na moeda única ? Será que Portugal tem de sair para poder pagar as suas contas ? Porque não se acaba com o euro se está a dar tanta dor de cabeça ? Será que Roubini há uns anos quando previu que as economias periféricas iam sair do euro mais cedo ou mais tarde acertou ? De quem é a culpa do estado a que chegamos ? Quem é culpado desta crise ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares