Tap Mensalão

Os grandes negócios desta república dos bananas que é Portugal têm sempre algo de podre por detrás dos mesmos, seja origem mais do que duvidosa dos dinheiros envolvidos ou mesmo o passado recente dos envolvidos nestes mesmos negócios que possam levantar suspeições ou sejam mais sujos que as fraldas de um recém-nascido com diarreia ou a estrebaria do batalhão de cavalaria da GNR.


Desta vez é o negócio da privatização da TAP que cheira pior do que uma casa de banho pública de uma qualquer estação de comboios em Lisboa porque o único candidato a privatização dos Transportes Aéreos Portugueses, Gérman Efromovich, dono da companhia aérea colombiana Avianca-Taca, que foi avaliado pelo presidente do conselho Adolf Passos Coelho, tem ligações fortes com um dos cabecilhas do caso do Mensalão (escândalo de corrupção que envolve várias altas figuras da esfera do partido do poder no Brasil), José Dirceu ex-chefe da Casa Civil da actual presidente Brasileira, Dilma Rousseff e que foi condenado a dez anos de cadeia pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção.


A negociata já vem do ano passado, mais precisamente da primeira quinzena de Novembro de 2011 quando Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, sócio e irmão de José Dirceu veio a Lisboa falar com altos quadros e alguns dias depois, Miguel Relvas recebeu o empresário colombiano Efromovich que é dono da filial colombiana da empresa brasileira Avianca para conversar sobre o eventual investimento do colombiano na TAP e Relvas confirma os encontros que segundo o mesmo foram cordiais.


Todavia a conversa não fica apenas por aqui, porque entretanto a dupla "Dirceu & Irmão" se movimentou ao mesmo tempo que o empresário colombiano começou os contactos para entrar na transportador aérea portuguesa e o irmão do ex - chefe da casa civil de Dilma Rousseff veio a Lisboa efectuar contactos com altas esferas políticas e financeiras e estas reuniões foram feitas no escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes & Associados (LSF) dirigido por Fernando Lima que é apenas parceiro de José Dirceu nos seus gabinetes.


E apenas estou a começar a descrever o monte de estrume que vem por aí porque o irmão de José Dirceu, Luiz Eduardo e Silva, confirmou ao jornal Público que veio a Lisboa, mas que apenas se encontrou com Ricardo Espirito Santo Salgado, dono do BES; e em relação aos contactos com o ministro-maçon (Relvas), o irmão de Dirceu enviou os joralista do Público falarem com o advogado (mais um) João Serra, sócio de Fernando Lima no seu escritório de advogados e ainda disse ao diário lisboeta:  “Fala com o João Abrantes Serra. [...] porque neste momento, estamos a passar aqui por uma situação complicada e estamos a evitar contactos.” (referência ao caso do Mensalão).


A ferida é posta viva por uma coluna do jornal brasileiro O Globo que na coluna do jornalista Anselmo Góis na edição do dia 28 de Outubro afirma assim: “Quem está ajudando o empresário Gérman Efromovich a comprar a TAP é o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas” que “tem amigos influentes no Brasil – inclusive, Zé Dirceu.” O mesmo Anselmo Góis disse ao jornal sediado na Rua Viriato que Relvas tem uma rede de amigos em terras de Vera Cruz e que existe uma grande articulação com as autoridades colombianas (a Avianca tem sede em Bogotá); mas o empresário colombiano negou conhecer qualquer dos mencionados, o BES não comenta e o advogado João Serra negou quaisquer comentários devido ao segredo profissional.


No entanto não se pode deixar passar em claro mais um caso mais do que polémico onde aparece o nome do ministro Relvas que cuja continuidade no presente desgoverno levanta sérias dúvidas sobre a sua validade porque em tempos passados por infracções bem menores do que aquelas que Relvas apresenta muitos ministros e não só se demtiram ministros mas também secrtários de Estado e outros titulares de cargos públicos.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Aonde isto vai parar ? O que é preciso para Miguel Relvas sair ? Quais as ligações de Relvas com o Mensalão ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 

Comentários

Mensagens populares