Hospital Santa Maria, Em Estado de Falência
As notícias de hoje me deixaram preocupado quando disseram que o maior hospital do país estava sem dinheiro para suprir as suas necessidades no seu total se reduzindo a despesa do hospital apenas aos bens essenciais como luz e água porque os remédios, estes estariam para acabar e não haveria dinheiro para se comprar mais.
Algumas horas depois veio o director do Centro Hospitalar Lisboa/Norte confirmar a redução de verbas porque o desgovero pensava que o novo hospital Beatriz Ângelo iria desviar utentes do Hospital de Santa Maria, mas aconteceu o inverso e o Hospital de Santa Maria teve um aumento de utentes provando a cada vez maior inutilidade dos hospitais de periferia de Lisboa que para nada servem a não ser para gastar dinheiro dos nossos impostos porque afinal os hospitais de ponta da cidade de Lisboa continuam a receber doentes que deveriam de ir para estes mesmos hospitais pouco mais são do que elefantes brancos para sustentar parcerias público-privadas que estão nas mãos dos amigos e chupam o dinheiro dos nossos impostos que deveria de ser canalizado por exemplo, para a redução das dívidas dos hospitiais.
Mas qual quê, aqui em Portugal o povo dá para todos e mais alguns e no final das contas nada recebe de um estado que chupa-nos o sangue para sustentar os amigos do partido que fiquem ainda mais ricos e hospitais funcionais é coisa do passado ou de alguma novela que passe na televisão sobre hospitais ou clínicas utópicas sabe-se lá onde ficam para azar de quem precisa com frequência de cuidados de saúde.
Este desgoverno é um retrocesso não aos tempos do Estado Novo, mas sim aos tempos da Primeira República onde quem já era rico nos finais do poder monárquico em Portugal ainda ficou mais rico com a república e o povo que nada tinha, apenas aprendeu a ler e a escrever para pedinchar uma códea de pão e passados mais de 100 anos voltamos ao mesmo, pessoas que morrem por falta de assistência médica, fomes e crises períodicas e desgovernos de gentes estúpida e incompetente.
Mas não é apenas Santa Maria que está com a corda no pescoço, porque S. José também está porque muitos dos equipamentos de suporte como máquinas para medida de glicémia, micro-ondas para aquecimento de refeições para os doentes e outros suportes ou estão avariados ou no limite da utilização e ninguém faz tenção de mudar devido a asuteridade, mas quem se lixa é sempre o doente; mas gostava de saber porque o desgoverno tem tantos carros de serviço e muitos deles não são usados por falta de manutenção e que poderiam ser vendidos para que o Estado Social tivesse mais dinheiro e a quantidade cada vez maior de estrangeiros mendigos poderia também ser despachada para os respectivos países porque cada um destes mendigos além de andar a pedir ainda recebe cerca de 700 euros de RSI, quando existem sectores no estado cronicamente falidos e que intevenção da troika veio desajudar.
Portanto chegou o momento de parar com este Estado a que Chegamos e ver um hospital universitário a quase declarar falência se vê de caras que o dinheiro da troika não vai para pagar seja o que for, mas sim para o bolso de alguém ou de alguns.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Aonde vamos parar ? O que se fez para se ter hospitais falidos ? Para que servem os hospitais de periferia ? Alguém consegue explicar isto ? Para onde vai parar o dinheiro da troka ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário