Coelho Com Caçador XLVII - Portões Abertos Para a Extrema-Direita
Dei por bem gasto o tempo que gastei ao ver o tempo de antena de hoje do PNR e logo depois assisti ao telejornal e aquilo que falei na entrada de ontem sobre a infâmia de algumas políticas do presente desgoverno virem a servir de lenha para que o fogo do extremismo pegue como na Alemanha em 1933 se confirma.
Indo por ordem, depois de me ter divertido quanto bastasse para um dia normal e monocórdico como o meu e com uma sinusite muito típica de tempo gelado como o que se sente em Lisboa ao ver o concurso Preço Certo vi a abertura do tempo de antena e pensei ou que fosse algum sindicato ou alguma associação de criadores de animais ou algo semelhante e apareceu o tempo de antena do Partido Nacional Renovador que não é propriamente nacionalista do tipo proteccionista como Salazar ou Franco ou algo semelhante a um certo ideal eurocéptico que fica no limbo entre a chamada direita "tradicional" e relativamente liberal e o fascimo puro e duro; mas o discruso do PNR não é o fascismo ibérico que era sobretudo fechado para dentro para o país e as suas colónias, mas sim um nacionalismo xenófobo que lembra a retórica de Adolf Hitler e para concluir as fontes, o programa Linha da Frente fez uma reportagem bem interessante (no mínimo) sobre as TRÊS PASSAGENS DO FMI por território português em 33 anos o que dá uma média de uma visita do FMI a cada 11 anos e deixa a estranha sensação que tirando a barriga do Fernando Mendes e da classe política, este país parece que não muda e como não fosse suficiente a retórica acutilante da extrema-direita, a confirmação do regresso da fome à Portugal devido ao apertar do cinto e a ideia aberrante de por o último ciclo do ensino obrigatório pago, e vai ser pago porque Sócrates para dar uma de bom aluno passou dos antigos 9 anos de escolaridade para 12 sem criar as estruturas financeiras de base e como o ensino obrigatório grátis é direito constituicional (bem como as férias pagas), mais uma vez Passos Coelho com a autorização ou protecção do inútil do presidente da república está com ideias deste calbre, quando nos tempos de Salazar a 4ª classe era grátis e ainda se comia sopa, agora tem-se que pagar a sopa para que uma horda de crianças esfomeadas graças a esta austeridade possa ter um prato de comer.
Está visto que as bestas que estão no poder, verdadeiros cavalos, devem ter chumbado história e não viram como as ditaduras fascistas subiram ao poder se aproveitando da estupidez e autoridade dos políticos supostamente democratas que deixavam uma nação com legiões de famélicos e assim os fascistas com uma boa rede de auxílio social ao qual se juntava uma retórica acertiva e carismática subiram ao poder sem quase dispararem qualquer bala e em Portugal se este desgoverno não parar com a austeridade por um lado e continuar a violar a constituição, então é mais do que a hora dos militares fazerem executar a derradeira garantia da democracia senão voltamos atrás no tempo 50 anos e para parelesia no tempo já basta a presente podre república e se para o país ainda ser livre e ao mesmo tempo deixar de ter fome implicar o fim da república, então assim seja se finda antes a república do que a liberdade.
E ficam as minhas perguntas da praxe: Que país é Portugal ? Aonde vamos parar ? Será precisa uma revolução para salvar a democracia ? Que caminho leva Portugal ? Será que a democracia ainda tem vida ? Porque o país nunca muda ? Aonde para o ideal de Abril ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário