A Novela Sem Fim, ou o Repetir Duma História

O caso BPN, ou o Caso Banco Ambrosiano Português ou ainda o Caso DOPA Revisitado, tal como os casos Face Oculta e Casa Pia tem o seu spin-off ou processo derivado e mais uma vez o nome de Oliveira e Costa entra na festa e desta vez o crime é o crime de falsificação de documentos e a bomba surgiu através da Lusa durante a tarde de hoje.


Pelo que se sabe a falsificação de documentos envolve Oliveira e Costa e mais dois elementos, ex-membros da direcção do Banco Insular de Cabo Verde e se sabe pelas mesmas fontes que esta falsificação tem mesmo haver com a compra do banco cabo-verdiano pelo BPN em 2001 e processamento de verbas do mesmo BPN e isso apenas seria mais um spin-off (o qual voltarei assim que conseguir mais material) se o deputado do Bloco de Esquerda e actual coordenador do mesmo partido não tivesse soltado uma verdadeira Mina-S quando afirmou numa mesa redonda sobre financiamento de partidos políticos no Instituto Superior de Ciências Sociais em Lisboa que o mesmo banco agora propriedade dos angolanos do BIC, ter fortes razões para admitir que houve muitos milhões que cricularam entre o BPN e sua clientela favorita e o médico e coordenador do BE confirmou a saída da mesma mesa redonda que se referia ao PSD, dado muitos antigos ministros do PSD fazerem parte do BPN e o mesmo deputado diz ser dificil fazer investigação em Portugal sobre o financiamento partidário.


Bem e como Portugal parece a Sardenha dos tempos de Tomaso Di Lampedusa; onde para tudo ficar na mesma, alguma coisa tem que mudar e assim foi; porque quem se lixou no caso DOPA foi o jui que foi acusado falsamente de corrupção acabando por só ter o nome limpo passado quase uma década depois das acusações, a fuga cambial de um Portugal sob plano de resgate do FMI se fazia aos olhos de todos e as claras entre gente bem colocada na banca e na república e passados cerca de 30 anos, Portugal em crise um banco com falência fraudelenta e fuga de capitais (ver casos D. Branca e DOPA) gente bem colocada da república metida no lamaçal e no fim das contas tudo acaba no arquivo ou com alguma morto pelo meio como o caso italiano para deitar alguma muita areia para os olhos da imprensa.


Por mais que uma pessoa acredite que este país, esta nação de seu nome Portugal que deu novos mundos ao mundo e que tem dado ao mundo tantos talentos em tantas áreas e que pode ficar melhor, vê um país que por mais que as décadas passem parece estar continumamente parado no tempo e com os senhores percevejos da salada de frutas da república a se encherem a conta do povo falido, o povo que sustenta uma república falida e espero em breve conseguir mais material para vos falar deste caso fresquinho como o pão quente que sai do forno da padaria.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Qual a ligação do BPN ao PSD actual ? Será uma cópia do caso Ambrosiano ? Aonde para a justiça nesta novela ? Quem mais se serviu do BPN ? Porque salvaram o BPN, sacrificando o bem da nação ? Quem mais é gatuno nesta novela ? Porque todos se calam ? Quem ganha e ganhou com este escândalo ? Existe gente honesta no poder da república ? Será preciso extreminar os percevejos republicanos duma vez ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares