Tia Cândida Sempre Amiga dos Seus Sobrinhos e Aflhados

Devido a problemas de saúde não tive grande paciência para ver e ouvir a entrevista do anda PGR, Pinto Monteiro, mas esperei para que as edições electrónicas dos jornais da nossa praça assianalssem os momentos ou palavras mais contudentes da mesma entrevista que foi a última dada a RTP por Pinto Monteiro enquanto PGR.


Durante a mesma entrevista que serviu também de balanço a actividade e ao trabalho de Pinto Monteiro enquanto PGR e falou nos casos polémicos que aconteceram durante o seu mandato e se chegou ao caso Freeport durante o decorrer da entrevista, Pinto Monteiro foi directo: quem teve a culpa do arquivamento do caso foi a procuradora Cândida Almeida, conhecida aqui neste blog como a Tia Cândida devido a protecção que a mesma dá a classe politica da república.


Pinto Monteiro culpou Cândida Almeida sobretudo pelo facto desta ter metido os pés pelas mãos no processo em questão como nas perguntas que eram para terem sido feitas a Sócrates onde a Tia Cândida deixou passar todos os prazos ainda por cima sabendo que exisitia pedidos para aceleração do processo e Dona Cândida deixou todos os prazos se esgotarem assim livrando Sócrates de ir a tribunal responder pelo caso do Freeport.


Ainda nas polémicas que foram mais do que muitas no seu mandato de 6 anos o próprio Pinto Monteiro disse e afirmou ao jornalista da RTP que as polícias fazem escutas ilegais sem qualquer requerimento à PGR ou autorização de um qualquer juiz e que segundo os mesmos alguns elementos da classe política da república denunciaram estes factos ao proprio PGR o que para mim como cidadão e filho da revolução me deixa deveras preocupado.


Então se diz que uma das conquistas da revolução dos cravos foi o fim da PIDE e de todos os seus abusos e um deles era mesmo este, a violação da vida privada de cada um de nós como era feito nos tempos da PIDE e tem servido de base a muitas distopias da literatura como V de Vingança, Aeon-Flux, 1984, ou mesmo Admirável Mundo Novo; mas a república portuguesa ao fazer escutas não só aos elementos do poder político como a qualquer um de nós além de ser um acto pidesco e ser tirado das obras que mencionei em cima é um verdaderio Watergate de proporções épicas e que é preciso combater.


No entanto não deixa de ser curioso como o PGR sabendo destas escutas ilegais não mexe uma palha para saber quem fez ou faz, quem ordenou estas mesmas escutas ilegais e se elas existem mesmo aonde param as provas da existência das mesmas e por que ainda ninguém foi punido por fazer escutas ilegais dando a sensação que estamos numa situação entre um Big Brother e uma PIDE pós-contemporânea o que deixa qualquer um a pensar que país é afinal o Portugal actual.


E ficam as perguntas de sempre: Porque não se vai a fundo nas escutas ilegais ? Será que ainda temos vida privada ? Se Cândida Alemida lixou o processo Freeport, não deveria de ser punida ? Aifnal aonde para a justiça em Portugal ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares