As Maçãs da Ira, ou, As Maçãs da Violação
Nestes dias mais recentes e então hoje me aconteceu de tudo de chato, além da bosta da asma dar sinais de instabilidade pouco habituais para a época (com a asma me dou melhor no Verão do que no Inverno), até ter o modem avariado, os fones novos levarem o mesmo destino até hoje ter uma crise de nervos que teve como ápice perder um par de fones que me davam bastante jeito devido as suas virtudes.
Tudo bem esquecendo esta carga pesada toda, dei por mim a colocar o modem mais uma vez para ser arranjado e esta ida aos serviços técnicos do meu ISP se revelou frutuosa porque me rendeu um trabalho de campo acidental.
E enquanto esperava pela mnha vez de ser atendido, reparei num caso estranho no mínimo onde uma cliente da Optimus tinha um I-Phone e o mesmo aparelho da Apple estava avariado e mesmo estando sob garantia, a Apple pediu 165 euros para consertar a avaria e ouvi que a firma da maçã policormática não troca os telemóveis nem em caso de insatisfação ou avaria obrigando os revendedores enviar o euqipamento para reparação e a única chance que existe de enventual devolução é não se abrir o aparelho porque só o acto de cortar os selos da caixa e ligar o telemóvel é o suficiente para cancelar a garantia de devolução.
Esta regra é generalizada a todos os revendendores Apple e a assistência tem que ser prestada pelo prestador de serviço de telemóvel que envia o equipamento para a assistência oficial da maçã; todavia sei que esta nova regra é no mínimo anti-ética porque todas as compras e contratos relaizados nesta república dos bananas que é Portugal têm todos uns 5, outros 15, outros 30 e alguns até 90 dias para devolução e/ou anulação do contrato e/ou da venda e no caso da venda esta anulação é na maioria dos casos troca por artigos de valor semelhante ou mais espaçadamente, devolução do dinheiro.
Pelo pouco que sei das leis do consumo aqui no burgo, a Apple está a violar a lei e com força e ao mesmo tempo mostra o seu lado mais negro que é o facto de se estar nas tintas para os direitos do consumidor e além disso quem deveria meter o bedelho como o Anacom ou a ASAE se calam que nem mulas quando a lei do consumo é violada por uma multi-nacional que se gaba de ter dos melhores telemóveis do mundo, mas que na realidade são os telemóveis mais avariados do mundo porque segundo o meu ISP são centenas de I-Phones a serem enviados para a Apple por vezes por mês e algumas aturas chega-se a centena de processos de reparação no fnal de uma semana.
De facto se ouve falar na DECO e em outras associações de consumidores e até mesmo no Instituto do Consumidor, mas estas entidades se não se colocam em campo ao ouvir as pessoas ou mesmo deitando o ouvido para o vizinho do lado nada fazem porque nada sabem porque o português nunca reclama dos seus pepinos e se não for denúncia de um conhecido a dizer que aquele artigo ou serviço não está correcto então ninguém sabe nada.
Apenas deixo uma recomendação aos leitores e leitoras deste velho blog: NÃO COMPREM TELEMÓVEIS I-PHONE, VÊM TODOS ESTRAGADOS E NÃO VOS TROCAM NEM DEVOLVEM O DINHEIRO...
E ficam as perguntas de sempre: O que andam as entidades de fiscalização a fazer em Portugal ? Para que servem ? A quem servem ? A Apple está a violar a lei ? Se o está então a respectiva repreensão e coima ? Será quando somos lixados não nos podemos agarrar e ninguém ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário