Portugal Pouco Olímpico
Desde que acompanho Jogos Olímpicos e em especial depois dos anos 80 e ter acesso a mais canais de televisão consigo acompnhar como nunca os jogos olímpicos querem eles sejam de Verão ou Inverno e acompanho com especial antenção não só os desportos que gosto porque eventualmente terei algum dos meus ídolos em competição, bem como o desempenho dos portugueses nas modelidades desportivas onde se vão mostrar ao mundo.
E tal como na eurovisão ou nas grandes competições futebolísticas por selecções, o melão é sempre azedo e grande porque vão sempre com muita prosápia que vão lá para irem longe e ganharem medalhas, mas a música é sempre a mesma e é sempre uma triste repetição e basta ver o exemplo da natação onde depois de Alexandre Yockochi, Portugal nunca mais teve nadadores dignos de jogos olímpicos porque todos que apareceram depois do luso-japonês, apenas vão para nadar a primeira eliminatória e ficam sempre por aí; e com estes resultados fica sempre uma certa pergunta de retórica: porque mandamos nadadores aos jogos se eles sabem tanto nadar do que um qualquer frequentador da praia da Costa da Caparica ou de outra qualquer praia e o dinheiro que se gasta em mandar nadadores que pouco mais do que nada fazem se poderia canalizar para outros desportos que de tempos a tempos Portugal se mostra e este ano foi no tiro e está a ser na vela que quase não têm apoios se comprados com a natação.
Entretanto existe outro melão chamado judo e este aqui me custa a meter na cabeça o simples facto como pode ser possível os juocas portugueses acumlarem vários títulos mundiais e europeus e alguns torneios cuja importância não fica atrás dum mundial e quando chegam aos jogos olímpicos parece que são judocas vulgares que vão apenas mostrarem na maior montra do desporto mundial ou pelo menos passam esta impressão e assm sendo com tanta austeridade, não valeria a pena mandar atletas que nada vão fazer nem sequer animar o espírito duma nação chupada até aos ossos por um governo, melhor, desgoverno infame que não respeita os direitos mais básicos dos habitantes de uma nação milenar como é Portugal e para haver atletas que não sabem animar a alma de uma nação triste e agrlhoada, então mais vale ganharem vergonha na cara e não irem porque para inutilidade já nos basta o presidente da república e este bem caro nos sai.
E ficam as minhas perguntas da ordem: Para quê que Portugal tem uma delegação olímpica tão grande para tão poucos resultados ? Quanto nos custa estes passeios ? Quando é que Portugal tem uma representação olímpica mais produtiva ? Será que alguma vez vamos ter mais do que 3 medalhas ? Porque raio está Cavaco Silva em Inglaterra em vez de acompanhar a situação dos incêndios florestais ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário