A Desgraça de Lisboa Continua
Hoje fui dar mais uma das minhas caminhadas pela antiga capital do império e agora apenas capital de Portugal para além de tratar duns assuntos particulares, ver sobretudo se a nojenta situação do lixo espalhado pela cidade se já teria sido resolvido, mas acontece que para a desgraça da cidade que segundo reza a lenda foi funadada por Ulisses segundo reza a lenda.
Hoje dia 18 seria para ver a cidade das sete colinas com melhor aspecto do que nos últimos dias, mas acontece que o lixo continua espalhado pela cidade, já há casos de ratzanas que se vão alimentar do lixo acumulado, o cheiro em algumas zonas da cidade parece o cheiro de uma qualquer criação de porcos e para ajudar a festa, como já de si a situação em Lisboa fosse já de si quase comparável a Berlim do pós-segunda guerra mundial; consegu saber que há prédios habitados na Rua do Arco da Graça, em plena baixa pombalina, a paredes-meias com os novos prédios do Martim Moniz; estão a cair por dentro e hoje assisti aos bombeiros a toma nota da ocorrência, impotentes perante a situação; no entanto não consegui mais informações; sei que numa calçada adjacente estavam a cortar árvores, não sei se relacionado com esta semente de tragédia social que apenas será mais uma em Lisboa.
Entretanto o chão recentemente renovado no âmbito dos melhoramentos do Intendente em frente ao balcão do BPI da Rua da Palma foi levantado no prazo de 6 meses pela terceira vez gostando eu como lisboeta saber o que aquele chão tinha de mal para ser levantado de novo, mas o lixo nas ruas cada vez é mais, agora com a companhia das ratazanas e com mais prédios a cair gostava de saber onde anda o presidente da maior edilidade da nacionalidade, ou se pensa apenas em festas e colocar mármore no Indentente para melhorar o servço de tráfico de droga e de prostituição, quando a maior cidade do país chora e berra por obras de fundo; obras que tragam o sangue da cidade para o seu interior e não faça sair de si este mesmo sangue da cidade que são as pessoas.
Confesso se estou mais do que 4 horas distante de Lisboa começo mesmo a carburar mal das ideias, mas 6 gerações e sem ter família formada pode parecer normal eu pensar assim, mas formar família numa cidade sem limpeza urbana capaz, com cada vez mais crimes, mais marginalidade e uma edilidade que apenas se preocupa em sustentar empresas municipais para colocar os amigos do costume e com obras de pura cosméctica em vez de tratar os seus munícipes como gente e não apenas como massa para se colocar no poleiro até ao limite dos mandatos.
E ficam as minhas perguntas: Quando limpam o lixo de Lisboa ? Quando é que deixam de haver obras cosmécticas e sim obras que tornem Lisboa uma cidade digna ? Quando acabam as mamas das empresas municipais ? Será que algum dia, Lisboa volta a ter o esplendor da capital do império ? Será que é preciso fazer arrauaça para que Lisboa volte a ser Lisboa ? Afinal o que andam a fazer na CML ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário