Banco de Podridão Nacional II, O Furacão

De novo o caso Duarte Lima passa aqui neste recanto e desta vez se soube o motivo pelo qual Duarte Lima foi posto em prisão domiciliária e envolve uma ainda há pouco tempo conhecida operação da PJ de caça a fuga aos impostos, operação conhecida pelo nome de Operação Furacão que por coincidência, ou talvez não foi investigado pelo mesmo procurador do caso Duarte Lima.


A ligação da Akoya Assets a operação Furacão apareceu numa comum investigação de rotina dentro deste processo a uma empresa têxtil das bandas de Barcelos onde fo descoberta uma máquina de fuga aos impostos usando centenas de empresas nacionais e onde nome Akoya Assets aparece e estas empresas estão ligadas aos principais conglemerados de empresas lusitanos.


Mas tomara a muitos que a relação entre a empresa financeira suíça e Portugal apenas ficasse por aqui, mas não fica porque quando aconteceu a operação Furacão, o Sr. Michel Canals, ainda aqui ontem mencionado era director executivo do UBS e geria boa parte da fortuna Feteira e segundo a filha do bilionáro português, Olímpia Feteira, o Sr. Canals ajudou Rosalina Ribeiro a secar as contas que Tomé Feteira tinha no UBS, e Olímpia Feteira soube do sumiço do dinheiro após ter ido a Suíça pouco tempo depois da morte de Tomé Feteira e com muita insistência conseguiu obter parte da documentação das contas do seu pai e só soube que as contas tinham saldo nulo depois de fazer queixa contra Rosalina Ribeiro; e este trânsito de verbas digno dos livros sobre a máfia começou em Dezembro do ano 2000, pouco antes do falecimento do bilionário português foi aberta uma conta no UBS conjunta com Rosalina Ribeiro.


Todavia a filha de Feteira não se fica por aqui ao ponto de afirmar que a assinatura de Tomé Feteira foi falsificada quando a conta foi aberta e que parte desta verba foi parar aos bolsos de Duarte Lima como se sabe por várias fontes de informação e o Sr. Canals esteve a frente da delegação portuguesa do UBS que fechou em 2009, dois anos e meio depois de ter começado actividades e o mesmo Canals diz ter sido empurrado.


Bem, este caso está a ficar cada vez mais complicado e com um final cada vez mais distante e nem se sabe até onde isto vai ou quem envolve, mas uma coisa é certa o caso Feteira e todos  os seus mais de que certos spin-off ou derivações é quase um Face Oculta parte II, nunca sabe quem mais vai entrar no filme e se o filme terá alguma vez fim.


E ficam as minhas perguntinhas de sempre: Aonde isto vai parar ? Vão haver mais descobertas ? Quem são os cabecilhas desta máfia ? Porque as autoridades não se mexem ? Quem está a ser protegido ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares