Déficit de Ideias ... Úteis
Este país que tanto se entretem com coisinhas de nada em termos legislativos agora arranjou mais uma abacaxi para descascar por sua própria culpa e incompetência que tem sido a nossa desgraça como país e como povo que tem mais sofrido nos últimos tempos pela incompetência destes palhaços do poder da república como nunca sofreu.
Agora descobriram que se fuma demasiado em Portugal sobretudo entre os jovens e que o número de mortes antes dos 70 anos está elevado e estão a pensar em acabar com as máquinas de venda de tabaco em locais públicos e apenas permitir em estabelicimentos autorizados, mas apesar da ideia ter o seu lado positivo tem um pequeno detalhe porque existem "problemas específicos" por causa das máquinas embora já se tenha registado uma descida de 12 triliões de cigarros para 11 triliões de cigarros fumados de 2010 para 2011.
Todava se estão a esquecer dum facto; o facto do tabaco ser isento de IVA ao contrário dos medicamentos, comida ou mesmo das bebidas alcóolicas, aliás o tabaco é o único item da vida diária que está isento de IVA e se foram fumados tantos cigarros em 2011 e 2010 e sempre isento de IVA, então o desgoverno perdeu a chance de ouro de encher os cofres porque aos preços actuais se o tabaco levasse com mais 23% em cima era uma média de quase um euro a mais por maço de cigarros nas marcas mais baratas e nem quero imaginar quanto seria nas marcas de luxo; mas em vez de colocar 23% de IVA sobre o tabaco querem antes diminuir os maços e restringir a venda porque estas restrições de venda não adiantam porque há jovens que fumam, que cravam cigarros a outros fumadores que quase sempre dão um ou dois cigarros, alguns roubam cigarros aos pais ou os pais lhes dão e medidas restritivas nada vão dar porque este desgoverno de incompetentes se esquece que existem umas infames lojas chamadas de smart shops (lojas espertas, Traduzindo) que vendem drogas e respectivas ferramentas de uso, drogas com efeitos mais potentes que o LSD e que embora digam que só vendem a maiores de 18 anos, há formas de tornear esta regrar como a apresentação de documentos falsos que com o paintshop e photoshop são passatempo de muitos jovens liceais ou então o simples pedido de X produto duma qualquer smart shop de um colega mais velho que já eventualmente tenha passado dos 18 anos e que compra para este menor drogas capazes de causar "trips" mais pesadas que a heroína ou LSD e que estão com mais acesso até do que o tabaco hoje em dia e ninguém vai atrás destas ditas lojas ou ninguém caça os ciganos que andam em cima dos turistas para vender supostamente haxixe entre outros materiais e ninguém diz nada o que me deixa passado e ao mesmo tempo a pensar.
Estas medidas de combate ao tabagismo é mesmo para dar circo ao povo enquanto o desgoverno se entretem a nos roubarem o pão e todos os nossos direitos que são nossos e que o desgoverno nos quer roubar e esta novela da redução do tabagismo embora seja uma necessidade, nos tempos que correm que se pedem acções directas esta brincadeira com uma situação grave apenas serve para mostrar a inutilidade do regime republicano que de tanto querer ficar agarrado a cadeira mete os pés pelas mãos e têm ideias que são mais inúteis que uma banda de heavy metal ou um rancho folclórico num funeral de estado.
E ficam as minhas perguntas: Para quando IVA a 23% sobre o tabaco ? Porque o tabaco está isento de IVA e a comida e os transportes têm que pagar ? Que país que é Portugal que foge de taxar com força o tabaco ? Afinal quem paga impostos mesmo a sério em Portugal ? Que interesses se esconem por detrás do tabaco com 0% de IVA ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Fala em aplicar IVA ao tabaco. Que é o unico item que não tem IVA. Mas se vir bem existe um imposto sobre o tabaco. Infelizmente sou fumador, mas não ando a pedir ao estado dinheiro para comprar tabaco. Nos os fumadores estamos a pagar bem caro por este vicio. Enquanto existe vícios tipo metadona e outros que o estado distribui gratuitamente á nossa custa. Esqueça o IVA sobre o tabaco como disse nos fumadores estamos a pagar bem caro esse imposto. Até parece que não pagamos nada.
ResponderEliminarCaro Luís agradeço a correcção dos factos, e muito bem disse que há outros vícios sem imposto como a metadona que teoricamente seria para tratar o vício da heroína e que acaba nas ruas.
ResponderEliminarNeste caso então pode-se cobrar os abortos sistemáticos dado o facto de ser o único acto médico sem qualquer taxa moderadora ou então como se falou recentemente a legalização da prostituição e já que se falou em tal que se cobre 23% de IVA sobre os "serviços prestados" e ia-se ver quantos milhares o estado não iria meter no bolso e talvez os impostos sobre o consumo fossem mais suportáveis, como o imposto sobre o tabaco ou o IVA sobre os produtos alimentares
E porque não pagar as taxas moderadoras nos abortos. Concordo plenamente, assim como legalizar a prostituição o que ia arrecadar mias dinheiro ao estado e poupanças no sector da saude. Mas antes de falarmos que deviam acabar isto e começar com aquilo à gente do povo, devíamos falar era em acabar outras coisas que o governo gasta dinheiro a toa e o povo não sabe ou poucos o sabem. Dou como exemplo os deputados que já recebem ordenados chorudos, recebem ainda mais um prémio por cada vez que aparecem na assembleia, não e da função deles aparecerem?porque havemos de pagar mais. Outro caso é os motoristas dos deputados e presidentes (que não devia haver já que os mesmos recebem subsidios de transporte) recebem bons ordenados e ainda por cima recebem prémios por cada vez que conduzem. Ora bem pagamos um ordenado para fazer uma função e sempre que o fazem recebem prémio... Devia começar a haver cortes por cima e só depois deviam vir para baixo... Opinião de uma pessoa que sabe que nada sabe.....
ResponderEliminarSim temos deputados a mais porque em países mais habitados do que Portugal com menos deputados por habitante do que Portugal e não sei para que servem tantos "mimos" aos deputados se eles ganham 3500 euros (sem extras) enquanto um enfermeiro em início de carreira ganha apenas 900, se houvesse uma redução do número de deputado era mais do que bom porque cada deputado ganha 14 salários porque eles ainda recebem subsídios de férias e de natal
ResponderEliminar