Sim Equidade Fiscal Mas...
Estou de acordo com o presidente da república quando afirma que os sacrifícios têm que ser feitos por todos e não apenas por alguns e tal ideia é bem-vista porque assim os mesmos sacrifícios em nome das finanças públicas seriam mais suportáveis, mas todavia, nesta república equidade é coisa que apenas soa bem no papel porque na realidade tal coisa nunca existiu nesta pátria porque sempre uns foram mais iguais que todos os outros.
E a propósito das fiscalidade em sede de IVA levar um aumento verdadeiramente apocalíptico como o caso do café, chá e enlatados, passando pela manteiga e semelhantes bem como o queijo que fazem parte da mesa de muitos dos nossos concidadãos porque não podem chegar nem ao preço da carne mesmo a a de porco ou frango e para não falar no brutal do peixe que seja ele fresco ou congelado. Tal medida vai deixar Portugal a ser inundado por legiões de esfomeados qual Etiópia nos anos 80, enquanto por exemplo o tabaco que tantas mortes tem causado neste mundo continua em Portugal sem qualquer IVA enquanto as bebidas alcóolicas desde da cerveja ao mais forte dos licores é duplamente taxada enquanto o tabaco é o ÚNICO bem em Porugal que não leva com a talha dos 23% do IVA nos meio dos corninhos como qualquer um de nós leva quando por exemplo carrega o telemóvel ou paga a internet e vai passar a pagar nos supermercados e lojas semelhantes depois do suposto orçamento de Estado 2012 for promulgado e se fossem a cobrar 23% de IVA sobre o tabaco em qualquer das suas formas, o Estado receberia vários milhões por dia para não dizer mesmo biliões porque basta uma pessoa fazer um pequeno passeio por algumas zonas nevrálgicas das três únicas cidades em Portugal dignas deste nome (Lisboa, Coimbra e Porto) para se verem milhares de filhos da mãe sadomasoquistas a fumarem que nem o Pinto da Costa ontem estava dos cornos depois do banho de bola vindo dos lados de Chipre.
E se querem apurar dinheiro para a saúde e para tudo que faz um Estado a andar, então têm aqui uma chance de ouro e platina para que tívessemos uma saúde muito mais acessível e por outro lado o Estado gastaria muito menos com as consequências do tabaco e os viciados dininuiriam porque o maço de cigarros mais barato (pelo menos o que é posto nas máquinas de venda automática) custa 2,35 € e como os 23% de IVA passaria os 2,80 e ndm quero pensar nas marcas mais caras de tabaco onde aí a coisa seria bem pesada para os viciados e de certeza com uma cacetada de 23% perdiam logo a vontade de de fumar e ajudaria e muito o já de si falido sistema nacional de saúde e nós portugueses poderiamos ter sacrifícios mas não era a talhada que nos querem dar.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Quando é que o tabaco pagará IVA ? Porque vamos pagar mais pelos enlatados e produtos de pequeno-almoço ? Querem transformar Portugal na Etiópia da Europa dita desenvolvida ? Não seria melhor para nós voltarmos ao repúblicano e fraco escudo durante uns tempos ? Aonde isto vai parar ? Porque o presidente da república não toma uma medida enérgica ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário