Mas Que Negócio da Arábia

Como sabem a Líbia está em situação de guerra civil, no entanto o "pasquim maldito" chamado Sol fez mais uma descoberta inusitada duma espécie de conspiração inter-bancária o que me leva cada vez menos a confiar nos bancos por mais tretas que eles tentem nos enfiar nos cornos e este caso mostra de como os bancos são as intituições mais traçoeiras dum estado, qualquer que ele seja a não ser a Suíça.


O mesmo jornal que colocou a descoberto a pouca vergonha da Face Oculta descobriu que a queda de Kadhafi seria o desfalque perfeito porque os fundos do ditador líbio faria que os fundo do mesmo desaprecessem, fundos que seriam canalizados para a reconstrução da Líbia e a fonte da Lusa que por sua vez passou os conteúdos para o Sol que me deixaram mesmo preplexo leiam só:


 


 


Documentos  revelados hoje pela Lusa e fontes entrevistadas em vários países,  incluindo a Líbia, dão conta de investimentos da Autoridade Líbia de  Investimento (LIA, o fundo soberano líbio) no banco francês Société  Générale (SG) e nos bancos portugueses BCP e BES.


O tipo de  produtos financeiros em que os fundos líbios são aplicados torna «muito  difícil, ou mesmo impossível» a identificação de tais fluxos, segundo um  consultor internacional ouvido pela Lusa.


«A complexidade dos  produtos financeiros e o tipo de operações, com sucessivos níveis de  despiste, fazem com que apenas quem faz a operação sabe da sua  existência», acrescentou o mesmo especialista, com uma experiência de  várias décadas de trabalho na aplicação de sanções internacionais e  congelamento de bens.


«Em relação aos produtos derivados, de  grande complexidade, a situação é que nem sequer a fonte do investimento  conhece exactamente o que foi feito do seu capital», afirmou à Lusa um  operador financeiro com conhecimento directo das transacções da LIA.


 


Com esta revelação mostra porque a guerra na Líbia continua e por outro lado se violam direitos humanos na Síria e no Iemen e o mundo inteiro coça os tomates, sem qualquer resposta para isto e a coisa se torna mais grave quando se sabe que forma estes mesmos investimentos de Kadhafi que salvaram os bancos franceses de irem a falência porque o senhor da Líbia colocou 5 biliões de euros no banco francês Societé General que pelo que se sabia estava como os bancos islandeses, ou seja, de tanga e sendo um dos maiores bancos da França a sua falência poderia levar a uma queda em cadeia do sistema financeiro gaulês; todavia é a mentira descarada da banca lusitana que me deixa mais de queixo caído que disseram à data do início do conflito não terem qualquer relação com o ditador líbio, mas no entanto os dois maiores bancos privados devem uma pipa de massa a Kadhafi mentindo ao povo e quem sabe estando a mentir a fiscalização respectiva, mas como no Banco de Portugal há apenas cegos e incompetentes tudo se faz menos se ser honesto.


E ficam as perguntas de sempre: Quem anda a financiar esta guerra ? Porque não vão caçar todos os facínoras do Magrebe e Médio Oriente e apenas se preocupam com Kadhafi ? Porque não ver as contas de outros senhores tão bondosos como o ditador líbio ? Será que podemos confiar nos bancos ?


Se a fiscalização bancária é enganada, então para que serve nos tempos actuais o Banco de Portugal ? Para onde o mundo vai ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares