Pivete a Podre na República dos Bananas
Veio publicano hoje no relativamente chato para o (des)governo, diário de seu nome Público que fica ali sediado para as bandas das Picoas em Lisboa que uma espécie de investigação do Tribunal Constituicional para ver com olhos de ver se havera trafulhce e negócios sujos nas campanhas eleitorais do último carnaval eleitoral e qual a surpresa dos inspectores do Palácio Ratton, houve mesmo trafulhices em todas as candidaturas.
Infracções a lei como a falta de recibos dos donativos e das obetenções de receitas como dos jantares e almoços de campanha, a circualção constante de dinheiro vivo se saber sequer a origem mesmo que fictícia o que va contra a lei eletoral como até o pagamento de refeições por terceiros, que segundo a lei eleitoral também tinha que entrar nos orçamentos da campanha,mas não entrou em nenhuma e estes mesmos inspectores pediram sempre comprovativos de pagamento do que pagavam mas ninguém sabia como os dara e se sabiam nunca os deram violando quer o código do IVA na sua mais recente forma como a Lei Eleitoral e ninguém vai contra estes inspectores do Palácio Ratton cumpriram o seu serviço de descobrir o que vai podre na república, no entanto o seu trabalho é feito em vão.
É feito em vão porque mais podres que venham a descobrr, nem ninguém é punido nem ninguém é chamado a atenção e esta rebaldaria continua e nas legislativas os números e a rebaldaria é maior porque as listas são mais (são 30 partidos e coligações contra 4 ou 6 candidatos numas presidenciais) e o dinheiro que é movido é muito, mas muito superior aos milhões que os inspectores do TC estimam ter sido movido, mas acontece que este valor não foi incluido em nenhuma das campanhas sejam elas de esquerda ou direita, seja o candidato o Chico Lopes ou Cavaco Silva ou Nobre o Defensor, todos fizeram o mesmo e o que facilitou a caça a infracção foi exactamente a contenção na despesa por parte dos candidatos, porque se não se fosse esta mesma contenção, as mamatas teriam continuado.
Bem, duvido que agora algo possa ser feito pelos juízes do Palácio Ratton, mas fica a descoberta que na república anda tudo podre e que algo tem que ser feito para conter não só as despesas das campanhas, bem como a podridão, aliás sobretudo a podridão que cada vez é mais e esta simples investigação a mostra como esta podridão pode ser fétida, mas é clara como a água e está aos olhos de todos, basta apenas ter os olhos abertos.
E ficam as minhas pergutinhas de sempre: Será que a lei fiscal é mesmo a mesma para todos ? Porque não falaram logo isso na altura devida ? Porque só sabemos agora de tamanha barabaridade ? Afinal quanto é que nos custa a república ? Que vergonha é esta ? Andamos a pagar a impostos para quem ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário