Pois, Se Queremos Educar Os Putos Temos Que Pagar e Bem
Hoje, saiu o resultado do ranking das melhores escolas do país e não sei porquê, não me surpreendi que as melhores escolas eram escolas privadas e a pior era uma escola pública (que espanto), quando aparece uma ministra com um vídeo com um aspecto de alguém que está sobre o efeito de ácido ou algo parecido.
Aliás esta diferença de qualidade entre o ensino público e privado já vem desde dos meus tempo de miudo onde muitos desesperados que tinham os filhos em escolas públicas e onde os miúdos não passavam da cepa torta tinham que se sacrificar e porem os miudos em externatos e colégios para que os miúdos aprenderem alguma coisa e eu fui colega de muitos destes "casos perdidos" do ensino público, eu fiz a primária no público e boa parte do liceal na privada e deu para fazer a comparação assim quando fui fazer o liceal para o público onde, além da diminuição da qualidade do ensino quer seja pela qualidade do manuais, como dos professores ou mesmo do ambiente escolar; existem muitos vícios que raramente se acham nos colégios como as drogas ilegais, tabaco e álcool para não falar no bullying.
Não me venham falar nos rendimentos familiares porque no meu caso pessoal era apenas a minha mãe a ganhar um salário de quadro médio de funcionário público que na altura em que andava em externatos nem sequer chegava aos 500 euros e tinha que dar para 5 pessoas, casa, comer despesas da casa e mensalidade do colégio e cehgou a ser mensalidade dos colégios porque houve uma altura que eu e a minha irmã andávamos os dois em colégios; eu aproveitei tudo que aprendi e muito do que sei e apliquei no ensino público aprendi no privado e cheguei, por vezes a ser invejado no público por ter andado em colégios porque me achavam diferente dos outros; mas também sofri bullying porque pensavam que eu era gente de dinheiro.
Mas por outro lado muitos filhos de gente com dinheiro têm os filhos nas escolas públicas para não gastar, para amealhar mas alguns trocos em acções ou no casino ou gastar nos seus vícios e nas escolas públicas há bastantes filhos de gente relativamente abastada por estes motivos e que cujo QI é duvidoso e que faz baixar a média de escolas públicas que teriam potencial para serem bem melhores.
Enfim, está mais do que visto que no ensino em Portugal se queremos qualidade temos que pagar e bem, porque senão nada temos em termos de qualidade de ensino e isto é triste num país que cobra tantos impostos e que ainda desce ao ponto de cortar as deduções do ensino para quem tem menos rendimentos e depois se queixam que Portugal seja um país com baixa formação quando querem encaixar todos os otários nas Novas Oportunidades.
E ficam as minhas perguntinhas: Afinal para que andamos a pagar impostos ? Aonde para o dinheiro destinado a educação ? Será que os impostos servem para alguma coisa ? Para que serve o ministério da educação e a sua ministra ? Se poderia despromever o ministério da educação a uma reles secretária de estado ? Afinal aonde vai parar o ensino público ? Será que para os filhos de uma qualquer família para fazer o liceu tem que pedir dinheiro ao banco ? Afinal para que serve o Estado ? Para que serve a republica e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
salvar Portugal é possível
ResponderEliminarwww.josepintocoelho.com
talvez seja, meu amigo, mas eu não acredito nesta república. aliás nãoa acredito no regime republicano no seu todo quando os países mais desenvolvidos da europa são monarquias, mas no entanto a candidatura do PNR é apenas a canditadura de uma camada generosa da população que se sente farta com a presente situação em que chegamos e que nada tem a ver com o 25 de Abril, mas sim se trata-se de um desvio estranho do esforço dos Capitães ou de qualquer pessoa que tenha pensado melhorar Portugal.
ResponderEliminarApenas tenho pena de não ter chance de por os meus sobrinhos a estudar em colégios, pelo menos os miudos aprendiam e estudavam muito mais do que estão agora a aprender