Finalmente...Fizeram Algo Pelo Homem Sem Rosto da Baixa de Lisboa
O Homem sem rosto de seu nome José Mestre era famoso em Lisboa em especial entre frequentadores da baixa lisboeta pela sua deformidade que eu pensava ter sido causada por alguma doença daquelas maradas e na altura em que eu pensava isso nem sabia eu que eera que eu que tinha uma doença rara, no caso de Jose Mestre, cidadão português com 53 anos era um raro tumor que se espalhou pela face o deixando cego dum olho e com um aspecto assustador.
Ele foi gozado por muitos o que deixava completamente passado dos carretos, o que lhe causou dissabores e era fotografado como fosse uma atracção turista, qual Homem Elefante de Sir Frederick Trevis (15 de Fevereiro 1853 – 7 de Dezembro 1923, médico e amigo de Joseph Merrick o verdadeiro "Homem Elefante" devido as suas deformações, cidadão inglês que era exibdo num circo de aberrações até ser salvo por Trevis e viveru nasceu em 5 de Agosto de 1862 e faleceu em 11 de Abril de 1890); e o seu caso chegou ao Discovery Channerl onde ao convite do canal de documentários foi ao Reino Unido dar uma entrevista para um documentário sobre si.
Acontece que o documentário intutilado "O Homem Sem Cara" passou em Dezembro e o mesmo canal contactou dois médicos credenciados dos hospitais St. Bartholomew e de Broomfield e o médico Dr. Ian Hutchison se ofereceu logo para fazer a operação de graça paga do seu próprio bolso, uma cirugia completamente inovadora qual coisa saída de algum algum filme do Star Trek ou algo assim porque esta mesma operação iria devolver a José Mestre o seu rosto e lhe iria permitir voltar a ter uma vida normal onde pudesse falar, comer, e respirar melhor.
Segundo a irmã de José Mestre, Edite Abreu este processo teve que ser acelerado porque o tumor lhe cobriu a boca e a língua e lhe cegou um olho e nos últimos dias, José Mestre foi operado nos Estados Unidos duas vezes em operações arriscadas, tem a cara coberta com gaze mas já fala e já se põe em pé em breve regresserá a Portugal e o hospital norte-americano vai ajudar a família finaceiramente e medicamente e um dos médicos que trata José Mestre de seu nome Dr. Ramsen Azizi disse que foi um dos maiores tumores extraidos da história da medicina senão mesmo o maior (tinha 30 cms e pesava 5 kilos e meio).
O problema além do tamanho do tumor é que José Mestre é testemunha de Jeová e portanto não poderia receber transfusões de sangue mas apareceu este médico, o Dr. IAN HUTCHISON que soube valer o juramento de Hipócrates e está a ajudar com a sua equipa a tirar o sofrimento a uma pobre alma humana.
Embora o SNS tenha ajudado nas despesas deste pesado e inovador tratamento se sabe de casos de doenças raras e bem dolorosas cujo tratamento não existe em Portugal e o SNS e o respectivo ministério dos funerais, perdão da saúde recusa-se a pagar e fico a pensar qual será a utilidade do ministério da saúde.
Mesmo assim deixo umas quantas perguntas: Porque pagaram este tratamento e não pagam outros tantos ? Será que a ministra fez mesmo o julgamento de Hpiócrates o pai da medicina ou fez o juramento da hipocrasia ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário