Exagero Francês ou Cobardia Nacional ?
Bem tenho acompnhado o estado de guerra que se vive em França apenas porque o governo local quer passar a idade de reforma de uns confortáveis 60 anos para 62 para que segundo as notícias que tenho ouvido e lido, o governo francês se precaver para qualquer crise ou boom de necesssidade extrema ao recurso aos apoios sociais dado que na França estes são do nascimento até a cova, enquanto em Portugal a protecção social nunca foi do nascimento até a cova e a que existe é insípida apesar da carga fiscal que o português tem que pagar sem comer nem beber e muito menos bufar.
Aqui no burgo se trabalha até aos 65 sem comer nem beber e até a ministra da saúde já quer que se trabalhe mais e ainda não vi ninguém a virar autocarros ou eléctricos ou partir uns quantos carros, embora no caso português se até pegasse fogo a assembleia da república com os deputados lá dentro até era pouco, embora o prejuízo artístico fosse enorme dado os grandes quadros a óleo do século XIX se perderiam para sempre e que são obras magníficas.
Apenas oiço falar muito mas fazer não vejo, não vejo grandes manfestações nem autocarros queimados em forma de descontamento geral perante , mas parecem esta austeridade extrema que vai apenas levar Portugal para a miséria e a para a fome se ninguém fazer nada e enqunto os franceses dão a ideia de estarem a exagerar, os portugueses dão a ideia de estarem a dormir sobre almofadas de penas e estarem sempre de cabeça baixa a espera das decisões de S.Bento e do Terreiro do Paço em vez de criarem um valente par de colhões como tiveram na abrilada, e nós aqui em Portugal é que poderiamos desatar a queimas aí a uns 50 autocarros, partir umas quantas montras ou mesmos as iluminações de Natal que já estão a meter na baixa de Lisboa entre outras formas de protesto radical e aí os tão amados turistas não punham aqui os presuntinhos nem sequer os turistas do futebol.
Mas está mais do que visto haja ou não agitação social o português no seu geral adora tratar as hemrróidas dos turistas com a língua e não sabe mostrar ao mundo o quão fascista é o (des)governo e o quão mal anda Portugal, mas não parecia mal deixar Lisboa e Porto entre o caos e a desordem total nem que fossem por nobres objectivos.
Na minha sincera opinião acho exagero o que está feito em França porque então os portuguesese teriam pegado fogo as sedes partidárias com os líderes lá dentro ou algo assim para cortar o mal pela raiz e até agora ninguém fez isso nos tempos mais recentes pós-PREC, mas enfim culturas mais desenvolvidas pensam doutra forma.
E ficam as minhas perguntas: Serão as atitudes dos franceses exageradas ou as dos portugueses murchas ? Temos que fazer o mesmo que fazem em França ? Será que vamos passar mais fome do já passamos ? Afinal aonde para o estado social ? Que vergonha é esta ? Porque todos só dizem disparates e nada de concreto ? Afinal para que serve a república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar divulgar
Comentários
Enviar um comentário