Passos Coelho, o Revolucionário ou Passos Coelho o Reacconário...

Passos Coelho, presente presidente do PSD veio com umas propostas para a revisão constituicional que está a deixar o sub-mundo da política em ferro e fogo por cada um está mesmo a puxar a brasa a sua sardinha até mesmo dentro do PSD há vozes contra e a favor, mas nada vai contra daquilo que se pensa as ideias de Passos Coelho no mínimo são agitadoras para não dizer revolucionárias ou reaccionárias, dependendo do lado da trincheira que nos encontramos.


Uma das ideias que sou de certo acordo é acabar com um dos cargos de "ministro da república" (um em cada uma das regiões autónomas) para apenas haver um representante da república nos dois artigos e dou razão ao líder cor de laranja porque quando foi o desastre da Madeira não vi as trombas do senhor ministro da república, e em ambos os casos os ministros da república não têm lugar por inerência no Conselho de Estado ao contrário dos presidentes dos governos regionais.


Bem com este corte sempre seriam uns quantos milhões que se poupavam e outra ideia que posso vir a dar o aval é o retirar da expressão "tendencialmente gratuito" de serviços tidos como essenciais e que o Estado nos deveria de dar e que no final das contas pagamos sempre por eles que é o caso do ensino público e do serviço nacional de saúde, facilitando a opção pelo privado caso as pessoas o queiram; no quesito ensino vos fala a voz a experiência porque nas escolas públicas por andei haviam mais alunos com possibilidades financeiras para andarem numa escola privada conseguindo até SASE e nem me perguntem como, e nos externatos haviam muitos alunos cujos encarregados de educação passavam fome ou se matavam a trabalhar para que os miudos tivessem um ensino de nível numa escola particular, irónico não acham; e mais irónico era ver que quando mais posses tivesse o encarregado de educação pior era o material do aluno (boa parte dos casos) e esta cena das "tendências" têm aberto caminho para verdeiras afrontas a constituição como as taxas moderadoras ou se ter pagar os documentos para se inscrever um filho numa escola pública quando não chegam a exigir mais taxas.


Algo que sou contra em Passos Coelho é o facilitar dos despedimentos porque desemprego e firmas a fechar, Portugal já tem a sua conta e não tão pequena quanto isto e em vez de algo tão pesado, seria mais simples se sair do euro ou se incentivar as exportações de alguma forma que não passasse por uma desbunda de despedimentos.


O engraçado desta história nem foi o caso dos "despedimentos na hora" que deixou os velhos republicanos e muitos deles maçons e socialistas a ferver, foi a ideia de Passos Coelho dar mais poderes ao presidente da república, melhor falando repor os verdadeiros direitos do presidente da república dados este após a constituição 1976 e que as diversas revisões fizeram o favor de retirar, porque num regime semi-presidencalista real, o presidente pode demitir o primeiro ministro por um motivo que este ache grave o suficiente que obrigue a que este demita o governo sem ter que dissolver a assembleia da república.


E foi vê-los Antóno Arnauhlt começou a berrar contra o fim das "tendencias" depois veio a corja toda da república a berrar que não deveria mexer nos poderes do presidente da república incluindo Vasco Lourenço, mas o capitão de Abril se esqueceu depressa que foi um daqueles que assinou e validou esta mesma constituição que deu estes mesmos poderes ao presidente da república que Passos Coelho que restaurar.


As ideias de Passos Coelho podem soar a revolução e da revolução que este país já esteja a precisar a bastante tempo que pelo menos coloca lógica em algumas regras da constituição que ninguém consegue entender, mas por outro lado podem ter um lado negro; no entanto a constituição precisa de ser revista nem que seja como praxe e o único projecto de revisão que apareceu em cima da mesa foi mesmo o de Passos Coelho.


E ficam as minhas perguntas: Porque ficaram tão raivosos com as ideias de Passos Coelho quando estas querem dar utilidade ao presidente da república ? O que Passos Coelho anda esconder ? Será isso uma revolução ? O que vai sair daqui ? Porque o presidente se cala ? Porque Vasco Lourenço veio contra a restauração dos poderes do presidente da república ? Afinal para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. Ora viva Tron!

    Eu acho que os poderes do Presidente da República estão muito bem como estão e se formos a ver nas 3 vezes que depuseram o governo fizeram-no bem.

    O P.R. deve ser o presidente de todos os portugueses porque se tiver mais poderes passa a ser mais um "agente" politico ao serviço de alguns.

    É claro que de certa forma isso já acontece mas dando ao P.R. mais poderes iremos saltar de crise em crise politica. As propostas ainda são muito vagas.

    Um abraço...
    shakermaker

    ResponderEliminar
  2. sim demasiadamente vagas, talvez traiçoeiras, mas não existe contraponto porque penso que tem havido alturas que o presidente da república deveria bater com a mão na mesa e dar um basta, mas nunca o dá e depois aparecem arautos como passos coelho, vão aparecer mais de certeza

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares