Os Custos Duma República E Duma Democracia
Como é do conhecimento de todos, os dois lados da Ibéria têm dos tipos de regime diferentes, do lado das fontes do Tejo existe uma monarquia democrática e do lado da foz do Amazonas da Ibéria existe uma república que se diz democrática, mas que só aperta o cinto daqueles que nem mais tem cinto para apertar.
E como nisto de apertar o cinto calha a todos o centenário e situacionista Diário de Notícias publicou um interessante artigo que faz um comparativo entre a república portuguesa e os seus custos diários e os custos diários das monarquias britânica, espanhola e sueca e qual a surpresa que o custo diário destas três monarquias por cidadão é o mesmo que custa a cada um de nós a república.
E vocês estão a pensar que eu estou maluco ou ando nos copos, mas acontece que a monarquia espanhola custa a cada espanhol 19 cêntimos por dia e há quase dois anos que o Rei espanhol não tem um fato novo, mas o rei das mentiras em Portugal tem um fato novo todos os dias, e as damas da casa real espanhola nem se importam de repetir os vestidos tudo em nome da austeridade; os nossos velhos aliados, Reino Unido, aka. Inglaterra custam 81 cêntimos por dia a cada britânico e a monarquia sueca custa a cada cidadão da terra dos Abba, dos Roxxete e do Ikea 55 cêntimos por dia; portanto estas três monarquias custam 1,55 por dia; mas são 3 países, e por outro lado a república portuguesa custa a cada um de nós 1,90 euros por dia; ao fim de contas a república é algo de muito caro para um país que se diz querer apertar o cinto.
Mas não é tudo, na velha Albion, um ministro gay pediu a sua demissão assim que uma auditoria interna descobriu que desviou uns quantos milhares para proveito próprio cujo objectivo final seria esconder a sua relação homossexual, mas acontece que além de perder o cargo vai ter que devolver tudo e responder em tribunal; mas em Portugal além da república custar mais do que 30 pães bijou do Modelo/Continente por dia esconde os corruptos os mentirosos e o pior deles se chama Sócrates e nos últimos dias se meteu na América latina como um rato fugitivo da agitação social que houve nos últimos dias.
Parece que enquanto nos nossos velhos aliados e outros não tão velhos mas igualmente aliados sabem aonde e como apertar o cinto e até chegam ao ponto de reconhecer os erros, aqui nesta podre e velha república ninguém reconhece os erros se demitindo dos cargos e continua a roubar e a ser comprado ou a comprar dando a sensação que os cargos públicos se compram ao kilo como bananas ou morangos, mas os bananas somos nós a sustentar tamanho mostro chamado república portuguesa que custa muito a cada português, mais de 10 vezes o custo anual da família real espanhola ao bolso dos espanhóis, mas há uma diferença entre a Suécia e Reino Unido por um lado e Portugal por outro; é que lá há uma brutal máquina industrial e um estado providência que é uma máquina e aqui nada há e aqui ao lado em Espanha os governos reconhecem os erros e em Portugal dizem nunca errar e raramente terem dúvidas.
Sendo assim só posso chegar a uma conclusão concluída: que a culpa do estado a que chegamos é da república e das suas cabeças dirigentes e mais ninguém dado os elevados custos da república porque se fossem poupados estes euros excessivos mais cerca de 10% por ministério em custos excessivos só num ano o deficit entrava nos eixos, mas não podemos esquecer que estamos numa república onde o tacho e a panela abundam para os amigos do poder.
E ficam as minhas perguntas: Se as monarquias apertam o cinto e já saiam mais barato ainda vão ficar mais barato, porque raio andamos a gritar viva a república sabendo que isso nos fica mais caro ? Será que os portugueses são débeis mentais ? Porque são sempre os mesmos a apertar o cinto ? Porque não apertam todos o cinto ? Afinal aonde está a igualdade da república ? Afinal para que nos serve a república e o seu presidente ? Porque Cavaco foge dos jornalistas ? Porque em Portugal os suspeitos de casos estranhos nunca se demitem ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário