O Verdadeiro Armagedão Ecológico…

Vocês se devem lembrar quando em tempos alertei o perigo que seria para o mundo o navio que encalhou na vizinhança da Grande Barreira de Coral da Austrália há alguns meses atrás e que seria um verdadeiro armagedão ecológico, pois bem, neste caso as autoridades locais resolveram o assunto e passados alguns meses no golfo do México o apocalipse ecológico está a acontecer.


Como sabeis dia 20 de Abril a plataforma de exploração petrolífera Deepwater Horizon explodiu se afundando logo a seguir, dando origem a maior maré negra da história da humanidade ultrapassado e muito o desastre do Exxon Valdez em 1989 onde foram derramados segundo os registos 150 mil metros cúbicos de petróleo bruto, sabendo-se que cada metro cúbico corresponde a mil litros foram 150 milhões de litros de crude para o mar do Alasca e ainda lá estão restos infiltrados no solo.


Mas acontece que estes números já há muito foram ultrapassados porque segundo o jornal I de dia 15 de Maio, atenção a 15 de Maio, o derrame já ia em 800 mil litros por dia, portanto o derrame de 1989 é uma gota no oceano se comparado com este e além do desastre ecológico que já está a afectar tanto as espécie animais e vegetais da zona como a economia local se lamentam 11 mortos na explosão e segundo o mesmo artigo as perfurações foram feitas sem as autorizações devidas (hum me parece Portugal) e segundo a comissão de investigação apurou que esta mesma plataforma não tinha um dispositivo que permitia evitar 260 falhas ou erros, acontece que a data do artigo já tinham chegado a superfície do mar 15 milhões de litros, ou seja 10% do derrame do Exxon Valdez, bem esta falha de licenças e mesmo assim fazerem a perfuração não é surpresa porque segundo o documentário “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore, o cidadão que dá pelo nome de Phillip Cooney foi contratado pelo American Petroleum Institute em 1995 que é o lobby dos hidrocarbonetos nos EUA e lá esteve até 2001 e o seu serviço além de lobbying era fazer contra-informação para desmentir o aquecimento global para que não se reduzisse o consumo de combustíveis fosseis e em 2001 o parasita Bush, o nomeou chefe de gabinete para as questões ambientais da Casa Branca e lá esteve até Junho de 2005 e se demitiu porque rasurou um documento da EPA, que é a agência dos EUA para protecção ambiental e logo depois de perder o tacho, foi trabalhar para a Exxon – Mobil.


Mas voltando ao desastre e as novidades que vieram hoje a lume, senadores dos EUA, que fazem parte da comissão que investiga este mesmo desastre descobriram que houve três alarmes de risco de explosão que a BP simplesmente ignorou; três alarmes que soaram 51 minutos, 41 e 18 minutos antes do desastre e os senadores que apuraram o erro foram os senadores Henry Waxman e Bart Stupak.


E os incompetentes da BP dizem que vão injectar cimento no poço, mas avisaram que a operação em causa tem uma muito baixa taxa de sucesso (60 a 70%) e nunca foi tentada em águas tão profundas como o Golfo do México, ou seja, esta operação do cimento vai ser um tiro no escuro e já disseram da British Petroleum que caso esta operação falhar não vão tentar mais nenhuma até ao final do mês.


Apenas se sabe que as aldeias, vilas e pequenas cidades costeiras dos EUA banhadas pelo Golfo do México como as cidades grandes sejam elas do Alabama, Louisiana e Missisipi e a zona de proibição de pesca equivale a superfície da Grécia e o presidente Obama vai visitar pela segunda vez a zona afectada.


Apenas para recordar de novo, em termos de massa o derrame do Exxon Valdez foi de 38 mil e 800 toneladas e muitos especialistas já confirmaram que esta maré negra há muito que ultrapassou os números do desastre de 1989 e num artigo publicado no site do semanário Expresso em 24 de Maio de 1989, um especialista da universidade de Columbia, EUA de seu nome Christopher Brownfield deu a sugestão de usar, não desmaiem por favor; de usar uma bomba nuclear para se tapar a fuga, fazendo-a detonar mesmo no local da fuga de crude dado que o mesmo método foi usado para fugas semelhantes na ex-URSS em fugas em oleodutos subterrâneos no Uzbequistão, mas acontece que aqui é uma fuga no mar e não sabe quais as consequências duma tal detonação teriam.


Conclusão concluída: a BP fez merda e da grossa e agora ninguém sabe como limpar e quem se fode aqui é o mexilhão e o povo que nada tem ou depende do mar local seja para aquilo que fora, seja por desporto ou para sobreviver é que se lixa devido a incompetência duns animais surdos que não souberam ouvir uns alarmes e já aparecem soluções radicais que talvez sejam piores emendas que o soneto e vamos ver se o mundo inteiro não vai pagar as favas a pala destes merdas.


E ficam as minhas perguntas: Porque ignoraram os alarmes ? Quem ganhou com este desastre ? Quem vai sofrer ? Afinal o que andam a fazer ao mundo ? Porque estão a estragar a mais bela criação de Deus ? O que ganham com isto ? Ainda não viram que só temos este pequeno grão de poeira, este pequeno vírus planetário em todo o cosmos para viver ?


Como sempre vos pelo para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. Já se sabe como é com esses do petróleo: para eles está sempre tudo bem até estar uma catástrofe iminente. Eles querem lá saber da natureza... Para eles o que interessa é o dinheiro. É tal qual o (des)governo deste país: esses também andam a querer "tapar o sol com uma peneira"!

    ResponderEliminar
  2. se estão cagando para o povo e querem encher os bolsos de dinheiro

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas palavras, muito emocionante. a escrita é um meio de libertação da alma

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares