São Sempre os Otários de Sempre A Pagar

A Dama de Paris que é a alcunha como ficou conhecida a deputada socialista Inês de Medeiros para a Cidade Luz onde mora, embora tenha sido eleita por Lisboa (não me perguntem porquê) vai ter as viagens em primeira todas pagas contra a apresentação do bilhete por deliberação do Conselho de Administração da assembleia da república tendo sido dado a deputada socialista o estatuto equivalente a um deputado das lhas embora a votação não tenha sido consensual e só tenha sido conseguida por um voto de “qualidade” do chefe do CA, o socialista, José Lello e deu empate porque os deputados do CDS fizeram figura de corpo presente e se abstiveram na votação.


E Jaime Gama está de acordo com esta decisão e mando todos com a boca bem cheia vão todos para o caralho com vivas a liberdade e vivas a república porque enquanto boa parte da função pública e das empresas privadas ou têm aumentos 0 ou aumentos de miséria enquanto a Dama de Paris vai ter as suas viagens pagas por nós quantos muitos nós nem dinheiro tem para um comboio suburbano para ir comer um petisco qualquer e que nesta altura em que o estio se aproxima sabe sempre bem.


É uma vergonha e uma ofensa para quem trabalha todos os dias e para quem está dependente de subsídios ou de ajudas para ter um pão em cima da mesa para comer e quando se sabe segundo as crónicas que um certo professor de Santa Comba Dão produzia os ovos que comia nos jardins do Palácio de São Bento porque estes senhor criava galinhas e não era desprezo nenhum criar galinhas, mas neste sucedâneo de democracia que está quase a fazer anos, mais precisamente 36 anos, aqui neste burgo, as coisas funcionam algo como no livro de Orwell “O Triunfo dos Porcos” onde uns animais são mais iguais que outros e aqui se passa exactamente mesmo isto, uns são mas iguais que outros e chegamos ao estado que chegamos que foi aquilo contra aquilo que lutaram os Capitães de Abril, os eternos esquecidos pelos canalhas da república que nunca passaram duns aproveitadores que muitos deles sustentados pelas superpotências subiram ao poleiro e têm dividido o bolo e o caso da deputada Inês de Medeiros o prova.


Todos nós que por aqui andamos a penar estamos de acordo num ponto, já que os senhores do poder querem que nós apertemos o cinto eles também teriam de apertar e a senhora deputada Dama de Paris teria de pagar as viagens para Paris do seu bolso ou então se deslocar de comboio para a Cidade Luz como muitos dos nossos emigrantes fazem quando vêem de férias a Portugal porque todos os cidadãos são iguais perante a lei numa verdadeira democracia, sejam eles o rei ou um reles carteirista porque ambos têm que respeitar a mesma lei fundamental do país onde se encontrem, mas em Portugal a cambada do topo tem sempre forma de contornar a lei quando é para favorecer os bem colocados, a chamada oligarquia da república tal como era no Brasil nos tempos da república do Café com Leite.


Nem sei como se pode falar em democracia em Portugal onde existe uma classe com privilégios e outra que nada tem se aguentando aos ditames das da classe dos poderosos duma forma ainda mais infame do que nos tempos do antigo regime, triste país que é este de seu nome Portugal.


E ficam as perguntas de sempre: Se Portugal é uma democracia, então porque o apertar do cinto nunca é para todos ? Porque a Dama de Paris não paga as viagens do seu bolso ? Como ela morando em Paris é eleita por Lisboa ? Será que os círculos eleitorais já não correspondem a morada dos eleitos ou a sua existência não faz sentido algum ? Afinal que democracia é esta que existe em Portugal ? Será que existe mesmo democracia em Portugal ? Afinal aonde está Abril ? Porque mataram o 25 de Abril ? A quem serve a democracia ? Para quando a democracia em Portugal ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. Tal e qual como no "Triunfo dos Porcos" de George Orwell de que tanto gostei!!! Não era possível melhor comparação!

    ResponderEliminar
  2. e é mesmo uns mais iguais que outros e se me dissres dum sitio onde conseguir a versão electorinica do livro em português te agradeço

    ResponderEliminar
  3. Até te emprestava o meu livro se te conhecesse, mas é uma questão de pesquisares na net.

    ResponderEliminar
  4. obrgado pela dica e já consegui pela net

    ResponderEliminar
  5. embora a tradução que arranjei não seja de muito boa qualidade porque os e-book bons mesmo sejam todos a pagar

    ResponderEliminar
  6. É pena, mas até pode ser que vejas no supermercado ou numa livraria uma versão de bolso ou uma versão normal em conta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares