Se Diz da Saúde Ser um Direito Constitucional de Todos Mas…
Mas está visto desde que este maldito (des)governo tomou conta deste pobre recanto sem rei nem roque, sem ponta por onde se pegue tem nos roubado cada vez mais este direito, quer seja tirando os descontos nos remédios como foi com o decreto da morte, o 129/05 como tem sido com o fecho de hospitais, SAP e maternidades em especial em locais distantes dos grandes centros ou das capitais de distrito, obrigado aos habitantes destas localidades a viagens de dezenas para não dizer centenas de kilómetros por estradas que não levam obras desde da sua construção e que são viagens que levam horas e mais horas; e em casos de urgência extrema como num enfarte ou num AVC ou se tem menos é horas para se esperar por assistência médica relativamente capacitada.
E desde que começaram as reformas do Führer Sócrates já vão em 34 SAP fechados para não falar nas outras instalações médicas fechadas para a chamada poupança de meios num país onde se paga uma taxa para se utilizar os hospitais e demais serviços públicos e 20 % dos impostos vão para o sector da saúde e o povo otário contribuinte, seja ele directo ou indirecto fica a pensar o que andam a fazer ao nosso dinheiro.
Bem a esta a pergunta não sei responder e quem tem resposta se recusa a dizer, mas se a saúde é um direito constitucional não tinham que fechar os SAP e demais estruturas médicas que têm fechado, mas sim mantê-las abertas e o deficit não é desculpa porque se este fosse o problema, então aumentasse o IVA e metessem VA sobre o tabaco e reduzissem o número de altos cargos como chefe de gabinete e outros que tais que fazem a folha salarial do Estado crescer e muito e depois dizem que não podem pagar mais aos enfermeiros ou que não podem ter mais SAP ou que não podem dar mais descontos nos remédios.
Mas enquanto os enfermeiros vêem vida e morte todos os dias e em alguns casos (eu assisti ao vivo e em directo no IPO) se vê na cara de alguns enfermeiros que o que fazem por aquela vida é apenas diminuir o sofrimento porque sabem que não podem salvar aquela vida e depois têm que vir para casa com aquela carga toda e aturar família e tudo que isto tem de bom e de mau e em principio de carreira sem descontos ganham menos de 1100 euros.
Todavia há licenciados, em especial os assessores e os cargos políticos que não têm que salvar vidas, que apenas pensam em comer a nova secretária ou irem passear para Paris e ganham 3.500 euros ou até vezes mais e estou de acordos dado o facto da carreira de enfermagem ser uma licenciatura, os enfermeiros deveriam de ter o mesmo salário base de qualquer licenciado que são os 1200 euros, porque quando é para descontar dos salários estejam os enfermeiros a contrato, efectivos ou recibo verde, ah isso todos são iguais pagam sempre os mesmos impostos as finanças, mas para pagar os salários já não há dinheiro, e nem sei que mais.
No entanto o que fazem aos nossos impostos se quem trabalha e quem ajuda a salvar vidas não leva a compensação devida e há uma lista de 230 chulos que passa a vida a ler os jornais, a navegar na net ou a passear por nossa conta todos ali concentrados num palácio que fica para os lados de S. Bento e que se juntassem o dinheiro de metade deles e canalizassem para os buracos das nossas contas públicas nem se ouvia falar em PEC ou coisa parecida.
Mas voltando ao assunto saúde, no meu caso tenho que fazer quase 20 tomas de remédios por dia que se dividem por uns 10 remédios por dia parte deles tinham desconto total porque eu tenho asma, uma doença rara chamada neurofibromatose tipo I e epilepsia que foi causada pela segunda doença que mencionei e se fosse a pagar os remédios eram uns 300 euros para mais a cada 4 meses, mas caso tivesse os descontos antes decreto da morte nem metade era; mas em nome do deficit quem se lixou foi o Zé povinho e nós doentes crónicos a pagar e muitos têm que escolher entre comer e remédios, literalmente têm que pagar para viver, como estes que têm os SAP e os hospitais fechados; e nem quero pensar quando acabar a minha ajuda nos remédios como me vou safar e vou ter que fazer a mesma escolha e apenas espero que esta da nunca chegue.
Está visto que o socialismo no Partido Socialista está na gaveta e que a saúde tal como a educação, a justiça e a habitação aqui nesta suposta democracia que vai fazer 36 anos nunca é de todos mas sim apenas de alguns e só de alguns, normalmente daqueles com mais dinheiro no banco e SAP fechados este ano já são cinco e no total de SAP fechados pela corja de assassinos de S. Bento são 34, está visto que para estes senhores Abril nunca existiu e nós não passamos dum rebanho que eles pastam para onde e por onde querem, mas se estão a esquecer e a história o prova que houve alturas que aqui em Portugal o rebanho se rebelou e matou os pastores que abusaram da sorte e o rebanho tomou conta da situação e pelo visto com este roubo dos nossos direitos e com o roubo dos nossos impostos cada vez é mais a altura de se vir para a rua aos acordes de certas músicas que serviram de senha a um certo a dia a um certo grupo de militares para virem acabar com o estado em que nós chegamos e na minha opinião sincera já está mais do que na altura para acabar com o estado em que nós chegamos porque um Estado onde quase nenhuns têm escola decente, não têm saúde, não têm trabalho, não têm comer; não é um estado de direito, mas sim um estado de deveres onde todos devem e apenas alguns têm direito e isto em lado algum excepto Portugal é uma democracia.
E ficam as minhas perguntas: Porque andam a fechar os SAP ? Afinal a saúde não é um direito de todos ? Se o presidente da república jura defender a constituição então porque ele se cala ? Afinal será que o presidente da república não passa dum reles mentiroso ? Afinal aonde para o Sistema Nacional de Saúde ? Será que ainda existe ? Afinal quem tem direito a saúde ? Do que nos serve esta república e o seu presidente ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário