Sismo No Haiti, Ou Vingança da Deusa Gaia
Não venho culpar os haitianos pelo sismo que pelo menos em mortos imediatos já fez 150 mil vítimas, sem contar com os feridos que vão morrendo por não resistirem aos ferimentos, mas nestes artigo quero fazer um artigo de fundo sobre não só sobre o sismo, mas sim sobre uma sequência que nunca me lembro de ter visto de sismos em vários pontos do globo e em diferentes placas da crosta terrestre o que ainda torna mais estranho a coincidência.
E me baseio para fazer este artigo na chamada Hipótese Gaia que em poucas linhas defende que a Terra é mais que um planeta, mas sim é um ser vivo que reage as alterações do ambiente ou aos ataques que sofre e é a base dos ecologistas mas fundamentalistas e ao reler o que li sobre esta hipóteses mais filosófica do que científica cada vez começo a crer que tem a sua base de verdade e que esta sequência de sismos, vagas de frio e coisas semelhantes seja um punição que a Terra enquanto ser vivo esteja a dar aos seres humanos pelos ataques que nós estamos a fazer a Deusa-Mãe, e como em todas punições colectivas são sempre os mais fracos que sofrem mais como foi o caso do Haiti e um facto que se pode considerar como prova dos pensamentos de James Lovelock (ambientalista britânico nascido em 26 de Julho de 1919) é o retardar da fusão dos glaciares o que está a baralhar as contas de todos os climatologistas.
Outro dado importante é que muitos geólogos dizem que os super sismos como o de Lisboa em 1755 ou sismo do Índico em 2004 só acontecem de 250 em 250 anos ou outros mais fracos andam por volta como o de S. Francisco em 1906 se espaçam em décadas, mas acontecerem no espaço de 15 dias 4 sismos com mais de 5 graus de magnitude é estranho e assustador e nos últimos anos tem se assistido a um aumentar do número de sismos de grandes dimensões e este do Haiti é apenas mais um e se torna tão trágico como o de Lisboa ou do Índico porque foi acertar num país que já estava sem eira nem beira onde desde da sua independência da França em 1803 tem a sua história escrita em sangue e revolta, mortes e ditaduras e intromissões externas e golpes palacianos o que deixou o Haiti num ponto de ruptura que este sismo veio mostrar.
Apenas espero que o Haiti consiga dar a volta por cima e que a Deusa Gaia quando se queira vingar dos crimes que nós humanos no geral fazemos contra ela, se vingue naqueles que mais podem e não naqueles que nada têm porque assim está a ser uma mãe implacavelmente injusta a não ser que esteja a distribuir punição por todos os lados independentemente donde venha ou quem tenha feito o crime contra a Terra.
É de louvar todas as medidas de ajuda, sejam elas quais forem mas cobrarem impostos como fazem em Portugal como se cobra 20% de IVA naquelas chamadas de ajuda ou se cobrou IVA na mesma dose nos bilhetes do jogo contra a pobreza que todas as receitas foram para ajudar as vítimas de mais um armagedão é duma infâmia que só se acha na chamada república portuguesa, como diria Almada Negreiros no seu Manifesto Anti – Dantas “ Basta, Pum Basta” de tantos impostos e nada de direitos, ora porra para tanto roubo e tantos desgraçados a precisar de ajuda.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Será que o Haiti vai recuperar ? Será que o Haiti vai se tornar um país estável ? Será que vamos ser mais castigados pela Deusa Terra ? Será que o mundo se está a acabar graças aos crimes dos humanos ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário