Brincaram com os Enfermeiros Agora Aguentem

O (des)governo da para-ditadura socialista abusou da sorte com os enfermeiros e agora quem se lixa é o Zé povinho que precisa de ir ao centro de saúde e não tem enfermeiros durante três dias e nos hospitais o serviço de enfermagem está reduzido ao mínimo possível e em alguns hospitais não há nem um único enfermeiro.

Tanto o ministério como os sindicatos estão de acordo numa coisa, os números da greve são expressivos e não são desprezíveis como muitas vezes querem fazer passar e vão dos 70 % noticiados pelo ministério da Saúde aos 80 a 100 % pelos sindicatos e dia 29 vai ser o pico da luta dos enfermeiros com uma manifestação a porta do ministério da Saúde onde são esperados 15 mil enfermeiros e onde vão queimar as suas fardas e vamos ver onde isto vai parar.

Um coisa é certa, em quase cinco anos de Sócrates houve mais agitação social nas ruas do que houve em 10 anos de Cavaco Silva primeiro-ministro e com esta crise nas contas públicas aprofundada com a super-doação feita ao governo angolano não é saudável para o (des)governo tamanha agitação mesmo com a segurança de ter orçamento aprovado pelos dois maiores partidos da suposta oposição.

Bem, nestes dias tenho estado com uma daquelas minhas enxaquecas de mandar um cavalo abaixo apesar de estar a quase dois meses a tratamento continuado e nem tenho pensado em recorrer a uma urgência hospitalar para me darem algo para aliviar, e agora com esta greve apenas tenho que me aguentar e cumprir o tratamento a risca como cumpro sempre e com esta greve que é mais do que justa apenas tenho que compreender que caso tivesse na pele dos enfermeiros também aderia a greve.

Só quero saber qual o motivo que querem cortar no salário dos enfermeiros, profissionais que têm a vida de milhares de pessoas nas suas mãos e que por vezes um engano de fracções de grama numa infusão num qualquer medicamento dado por via venosa pode dar muito mau resultado ou ter que passar uma noite inteira num hospital, a tomar conta de dezenas de doentes sem ver a família e muitas vezes estando a trabalhar seja feriados, dias santos, Natal, ano novo, aniversários de filhos, faça chuva ou sol, ali sempre em permanência, enquanto os senhores deputados que ganham mais que os enfermeiros se baldam ao serviço quando não lhes apetece ir a um qualquer debate e não são punidos por isso.

Estes mesmos deputados que ganham mais que um enfermeiro q que sempre levam aumentos reais bem acima da inflação e que passam os dias a se ofenderem uns aos outros em vez de criarem leis para tornar Portugal um país decente, os mesmos políticos que se compram por uns robalos, enquanto os enfermeiros têm que ganhar menos ao fim do mês em nome das contas públicas enquanto os administradores ganham o querem e como querem.

Queimem as fardas e se for preciso queimem a bandeira porque esta república não respeita aqueles que merecem ser respeitados; não respeita militares, não respeita o pessoal da saúde, não respeita os professores, não respeita os quadros médios e baixos da função pública e enquanto isto os altos cargos se vão enchendo.

Espero que haja mais greves como estas e que se saiba em todo o mundo como é Portugal na sua real forma, onde existe corrupção e injustiça e onde alguns são mais iguais do que outros e onde a classe política faz gato-sapato daqueles que trabalham para todos nós e fazem valer o seu salário que muitas vezes peca por escasso, demasiadamente escasso pela responsabilidade que se tem em mãos e que a classe mandante da república humilha e ignora; a mesma classe que sabe que existem enfermeiros a recibos verdes, ou com contratos a prazo ou mesmo no quadro de excedentes e em alguns hospitais de ponta como S. José ou Santa Maria, na hora de ponta os enfermeiros de turno dão o estoiro devido ao excesso de serviço.

E ficam as minhas perguntas de sempre: Será que vai haver respeito neste país por quem trabalha ? Será preciso vir tudo para rua para recuperar os seus direitos ? Afinal que república é esta que tira os direitos ? Quem mais tem que vir para rua pedir aquilo que é seu por direito ? Será que existe mesmo democracia em Portugal ? Quando é que respeitam os enfermeiros ?

Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. Respeito por quem trabalha.......
    Ainda hoje estive num CENTRO DE SAUDE acompanhando um casal com gripe e enfermeiros nicles....o médico é que fazia a chamada.
    Mas .....a dignidade do TRABALHADOR também tem UM STOP..... e penso EU de que ....alguém está fazendo birrinhas contra o pessoal que TRABALHA.
    Mas que existe MAIS e MAIS DINHEIRO para EXTRAS para o GOVERNO GASTAR lá isso á.

    ResponderEliminar
  2. Porque não se acaba com os extras para os políticos e se dá a quem merece

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares