Acto Estúpido Ou Revolta Contra Uma Ditadura ?
Na imprensa do fim de semana não pude deixar passar em branco uma notícia vinda da distante China Vermelha que pode ser uma espécie de alerta sobre aquilo que pode acontecer um dia num qualquer pais onde os direitos mais básicos não são respeitados em nome do Estado ou do partido como é caso da China Vermelha.
O caso em particular se passou se passou na pequena cidade de Xiashuixi, no norte da China, onde um jovem de 19 anos foi condenado a morte por ter assassinado o delegado local do Partido Comunista de seu nome Li Shiming e o jovem que fez o crime se chama Zhang Xuping e como na China Vermelha usam mais a pena de morte do que eu faço artigos para este blogszito que já leva uns anos de muito trabalho e o jovem foi condenado a morte como é costumeiro na China Vermelha.
E até aí não seria surpresa quando se vem a saber que o delegado do Partido Comunista era como o Xerife de Nottingham e tinha como vício antes de ser morto extorquir dinheiro, se apropriar de terrenos e lançar injúrias entre a comunidade chinesa ligada ao comércio de carvão; esta mesma sentença foi proferida por um tribunal local em 2008 segundo indicaram a mãe e o advogado do réu que apresentaram recurso e até já fo entregue uma petição com mais de 20 mil assinaturas a pedir clemência e o mesmo julgamento até que foi adiado alguns meses porque apareciam milhares de pessoas a porta do tribunal onde decorria o julgamento.
O morto era tão boa pessoa que uma habitante da aldeia de Xiashuixi diz que só ela não cometeu o crime porque não conseguia e ainda afirmou: "Não fiquei surpreendida quando ouvi que Li Shiming fora morto, porque há muito que as pessoas queriam matá-lo" afirmou Xin Xiaomei, acrescentando que o marido foi incomodado por Li após terem tido um desentendimento. "Eu própria desejava matá-lo, mas fui demasiado fraca".
E pelo que se sabe através das agências noticiosas, o cidadão morto fazia os habitantes desta aldeia chinesa passar as passas do Algarve e o jovem que cometeu o crime foi contratado por um agricultor que lhe pagou 1000 yuans (cerca de 104 euros) segundo indicou um jornal chinês.
O agricultor afirma que o morto, Li Shiming, o perseguiu durante anos, o prendeu vezes sem fim sob falsas acusações, depois de 1003 em conjunto com outros agricultores terem procurado auxílio junto das autoridades provinciais, por causa do delegado do partido (o morto) ter arrancado as árvores de 28 acres dos quais eram proprietários sem a devida autorização.
No dia do crime, o adolescente entrou na escola onde o delegado do partido participava numa conferência e assim que o delegado partido ficou sozinho, foi logo apunhalado no coração e o morto ainda chegou ao seu carro mas morreu antes de chegar ao hospital.
E há mais queixas do mesmo senhor, desta vez do agricultor Zhang Weixing, de 58 anos, afirma que há 3 anos, o cidadão que foi morto se apropriou dos seus 3,3 acres de terreno e que contratou capangas para o espancarem a si e a sua família quando impediam o delgado do PC chinês de consumar o roubo.
Este mesmo julgamento veio chamar a atenção para os abusos feitos pelos membros do Partido Comunista chinês que lembram os abusos que eram cometidos nos tempos do Grande Salto em Frente ou na Revolução Cultural do quais os chineses ainda estão a pagar as consequências, além disso este mesmo julgamento veio chamar a atenção para a corrupção crescente no seio do PCC porque os delgados do partido se aproveitam do sistema de partido único para transformar a China Vermelha que em teoria é uma república, numa espécie de monarquia feudal onde os feudos sãos as províncias e as pequenas aldeias dirigidas por estes delgados, pelo visto a China Vermelha está pior agora do quando era mandada pelos imperadores, enfim algo parecido com Portugal.
E ficam as minhas perguntas: O que vai acontecer a este jovem ? Será isto um sinal dos tempos ? Porque ainda há gente que acredita nas teorias maoistas como modo de vida ? Como se pode acabar com os abusos de poder ? Será que Portugal não está a caminhar para esta situação ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário