Factos E Números de 2009
Neste ano que hoje acaba muito aconteceu de bom e de mau, muitas tragédias e muitos milagres, muitos foram fguras pela positiva e pela negativa em todos os sectores da vida e da humanidade.
Houve muitas promessas e ainda mais desilusões e muitas revelações e em abixo vos listo o que para mim foram as figuras do ano e os respectivos sectores:
Desporto: em Portugal: O Porto pelo seu título, o Benfica pelo seu começo explosivo da liga, os títulos mundiais de Naide Gomes (salto em comprimento) e de Nelson Évora (triplo salto) e o renascer da selecção de hóquei que recuperou da vergonha de 2007.
Na política a figura foi o PSD que ganhou duas em três ao PS mas não ganhou a carta dourada ao falhar o triunfo nas legislativas mas mesmo assim deu um murro no estômago aos socialistas ao lhes tirar a maioria absoluta, nas europeias (num ano de 3 eleições) o facto foi a vitória do PSD, vinte anos depois da última vitória nas eleições europeias dos laranjas (em 1989) depois desta viitória laranja houve pelo meio a vitória a meia-nau de Sócrates nas legislativas mas logo depois perdeu as autárquicas mas segurou Lisboa.
Todavia não nos podemos esquecer que dois casos de corrupção estão ligados a política e um deles para mim é o evento do ano, um deles é o caso Freeport e o outro é o caso Face Oculta.
No mundo para mim e de certeza para muitos houve eventos únicos e um deles foi a tomada de posse de um presidente americano negro pela primeira vez na história dos EUA, mas com a cimeira de Copenhaga depressa se tornou uma desilusão para muitos de nós habitantes da Mãe Gaia.
Na justiça o caso dos casos é a Face Oculta que tem cada vez se tornado uma face descoberta de corrupção e subornos onde não sabem quem compra quem e com quê e todos se escapam e só está preso para inglês ver porque as negociatas continuam a descarada e aos olhos de todos embora todos negam.
Embora seja a desilusão do ano, Barrack Obama é uma das figuras do ano, sendo a outra um colectivo que é a oposição iraniana que quer um regime limpo e pelo que se vê o presente regime iraniano é tão bom como era o regime do Xá em termos nacionais a figura do ano é, bem, é Manuel Godinho alegado cabecilha da rede do caso Face Oculta, mas pessoalmente, para mim a figura do ano e da década é o meu médico, Dr. Duarte Salgado.
E para mim as músicas do ano em Portugal é: Sem Eira Nem Beira dos Xutos e Pontapés e no mundo Unblinking Eye de Roger Taylor, antigo vocalista dos Queen.
A acrescentar tenho que menconar as perdas de Morais e Castro, Raul Soldado e Michael Jackson que foram três perdas para o mundo artístico quer seja nacional ou mundial
Sei que nesta súmula de eventos muito fica por dizer e vos agradeço que acresctam o que ficou por dizer nos comentários que os aceitarei de coração aberto e respondere da mesma forma.
E o manipulador e corrupto do ano foi ... Manuel Godinho (pelo menos)
Vos desejo um 2010 bem melhor do que foi 2009
coelctivo humano do ano a oposição do Irão e todos que querem a democracia no mundo
FELIZ 2010
Comentários
Enviar um comentário