Alguém Me Pode Explicar a Diferença ?

Um comentário do meu bom amigo Shamaker autor(a) do Blog Blogjob visitante habitual deste humilde e vestuto recanto blogsférico me deixou a pensar e com vontade fazer umas quantas perguntas e o comentário foi deixado no artigo “Há Funcionários Públicos e Funcionários Mais Públicos” e que me deixou bem pensativo.

É que os deputados da república só de salário ganham 3.500 euros e um funcionário público médio ganha entre 500 a 1.500 euros e se sabendo que as rendas de casa numa cidade como Lisboa podem vir dos 450 euros dum T-0 (sem quarto e tem-se que dormir na cozinha ou na sala) até aos 1.500 duma casa mais digna quando não se tem que se comprar uma casa porque em alguns casos a letra é mais barata que uma renda embora nunca seja inferior a 600 euros e num intervalo salarial entre 500 e 1.500 euros depois de se pagar o alojamento não sobra muito para comer e para as outras contas da casa.

Lindo este panorama da democracia quando já se chega a passar fome para se poder ter uma casa digna mas não são todos os portugueses que têm que passar fome, há uma classe de portugueses que não são jogadores de futebol de clube grande que não passam fome e até em alguns casos têm casa paga, carro com chofer e gasolina paga e tudo sai dos nossos dolorosos impostos e este grupo são os deputados da república que têm esta sorte.

A canalha assalariada seja ela função pública ou trabalhador da privada tem que pagar o seu passe ou andar a pé (por exemplo eu muitas vezes para ir ao IPO tenho que ir do Intendente a praça de Espanha a pé fora quando não tenho que ir para mais longe tratar de assuntos particulares mas sempre a pé), mas os senhores deputados como não podem comprar uns ténis ou o passe tem que ter chofer e gasolina paga e ainda alguns têm casa paga e são mais iguais que outros e ninguém sabe o porquê.

E a minha dúvida não fica por aqui, ainda gostava de saber como os sindicatos caíram que nem uns patos na imposição da Bruxa Ferreira Leite ao por implícito que um funcionário público tinha que descontar 40 anos para a reforma (mais detalhes e crítica no artigo seguinte) e o Sr. Teixeira dos Bancos, perdão, Santos confirmou esta regra que nos funcionários da geração da minha mãe que começaram a dar ao cabedal aos 20/22 anos têm que se reformar quase aos 62 anos se não for mais tarde e aos senhores deputados bastam apenas 12 anos de serviço independentemente da idade o que lhes deixa em alguns casos com reformas de 3.500 euros com 40 ou 50 anos de idade fora algum tacho que surja em alguma empresa.

De facto a democracia é muito democrática onde uns passam uma vida a trabalhar e outros nem por isso e nem falo nos extras que os deputados ganham e que chegam a ser tantos como o salário que ganham fazendo deles funcionários públicos hiper bem pagos e sortudos porque as faltas injustificadas podem ser justificadas com trabalho político mesmo quando um Sr deputado vai fazer trabalho político para a Fnac comprar um livro ou um disco ou então vai para o hipermercado comprar um pacotinho de pimenta.

Não entendo estas diferenças e nem sei porque um deputado não está 40 anos a descontar como os outros funcionários que trabalham no duro todos os dias, por isso quando são as campanhas parecem sete cães a um osso porque todos com a desculpa que querem servir o povo mas o que querem na realidade é comer da mesma gamela donde comem todos os outros e a canalha apenas se limita a pagar impostos.

E ficam as minhas perguntas: Porque não nivelam os salários dos deputados pela mesma bitola da função pública ? Porque os deputados não podem ficar a descontar 40 anos como os outros ? Quando os deputados deixam de ter privilégios ? Quando a democracia é mesmo democracia ? Foi isso que Abril nos quis dar ? Porque uns têm tudo outros apenas nada têm ?

Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

 

Comentários

Mensagens populares