Que Ganancioso

Pelas notícias passadas na rádio porque aqui nessa pensão infernal onde sobrevivo a televisão está racionada, mas na verdade prefiro muito mais ouvir rádio do que ver televisão; e o que soube por estas mesmas notícias foi mais uma façanha do Sr. Primeiro Engenheiro da nação chamada Portugal.


Na sessão de hoje da Comissão Parlamentar de Investigação sobre o caso BPN o antigo administrador da antiga sociedade que administrava o BPM, Sociedade Lusa de Negócios (SLN) e presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e ainda ex-ministro da defesa no (des)governo do Bloco Central, ou seja, da salada de frutas morango com laranja chefiada pelo nôtre ami Mário (o do avental e bochechas) Soares, Rui Machete afirmou que o Primeiro Engenheiro do Magalhães e do Freeport teve uma reunião com antigo presidente do conselho de administração BPN, Oliveira e Costa e que presentemente se encontra preso nos calabouços da PJ no ano de 2007 onde Oliveira e Costa talvez ciente da situação precária do BPN pensou em vender o banco para o salvar e sobretudo para que se mantivesse português.


Ainda segundo o presidente da FLAD, o Primeiro Engenheiro ficou de acordo com a proposta de negócio e comunicou ao Banco Central, mas sabendo-se disso, o gabinete do Primeiro Engenheiro veio logo com um comunicado onde vem escrito que o Primeiro Engenheiro foi apenas um mensageiro não tomando partido de ninguém e levando essa proposta e preocupação anexa para o governador do Banco Central.


Rui Machete afirmou que esteve presente na dita reunião da qual existe acta onde consta a presença do primeiro engenheiro e a sua opinião, bem pelo menos é o que afirma o presidente da FLAD; tal afirmação apenas se resume em meia dúzia de palavras que é que não há negociata onde o Primeiro Engenheiro não meta o nariz qual fosse Sarkozy armado em bombeiro dos conflitos diplomáticos; mas no caso do Primeiro Engenheiro não é fogo que vai apagar, mas sim sacar uns quantos cobres para ter uma reforma tão dourada e platinada como o pai fundador Soares das Bochechas.


Para muitos e muitas leitoras deste blogzito que embora a minha provação pessoal vai tendo de vez enquando uns artigos para se manter vivo essas jogadas do Primeiro Engenheiro faz lembrar os tempos dourados do Boavista F.C. quando o major Valentim Loureiro se andava a encher a grande e a ter mais tachos do que o Braz & Braz, a Ikea e a secção de louças do Continente do Colombo juntas.


Está claro que se soube das jogadas que se passavam no BPN porque nesse mesmo banco está ou estava boa parte do fundo de reserva da segurança social e caso o BPN fosse a falência a segurança social ia atrás qual Banco do Vaticano aquando do escândalo do Banco Ambrosiano nos anos 70; mas meus amigos e minhas amigas, ao contrário do caso do Freeport onde o Primeiro Engenheiro se arma em Madalena Arrependida em vez de responder em tribunal, agora correu logo a apagar o fogo antes que este pegasse com força, no entanto fica um cheiro a esterco pelo ar, e não fui a abrir-me mesmo apesar de estar com diarreia alérgica.


Se fosse um banco normal sem grandes ligações ao estado ou um banco qualquer privado sem grandes interesses assim como o BPI de certeza que o estado não metia o bico e quem lá tivesse as suas poupanças, as perdia caso o BPI desse o berro, mas como o BPN parece mais a comissão nacional do PSD e do PS porque nos seus quadros de chefia é uma passagem de ex-deputados e ministros dos dois partidos e que se afiambraram com muita massa que não era a deles mas tirando o caso pontual de Oliveira e Costa está tudo solto e agora essa escandaleira já acertou no Primeiro Engenheiro.


Caso um vulgar mortal precisasse de algum dinheiro para algo de inesperado, mas uma pequena quantia, para aí uns 100 euros (para os saudosos do escudo: cerca de 20 contos) para um remédio ou outra qualquer despesa inesperada e fosse a tirar do fundo de caixa da loja por já não ter mais fundo para meter vales ou puro desespero seria despedido e ia para com os cornos a Caxias ou a Marquês da Fronteira, penava para aí uns 5 ou 10 anos dentro, mas esses grande senhores do BPN não roubaram apenas desviaram e ainda se riem e nos o povinho a pagar para estes chulos.


Infelizmente a podre, velha e senil república é fértil em casos semelhantes e para aqueles que são duros de memória vos lembro o caso de Artur Aldraban, perdão, Albarran quando se meteu em ser empresário sacou o papel aos sócios, deixou as firmas falirem, os empregados sem salário e os sócios sem o seu papel e o fulano está solto e ainda conseguiu a custódia das filhas, de facto com casos assim tenho que dar os parabéns a justiça da república porque consegue ser mais cega que a própria estátua da Deusa da Justiça.


E agora ainda outro grande sovina e que tal com o Primeiro Engenheiro anda a comer tudo e não deixa nada a ninguém é o quase eterno presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais que foi bem untado pelos construtores e imobiliárias da zona de Oeiras e não só e ainda deu parte a chefe de gabinete, mas pelos vistos a senhora em causa talvez não tivesse ficado contente com a sua comissão, mas se essa senhora não a quer, pode ma dar que eu aceito-a e bem me jeito me daria; este mesmo autêntico Alberto João Jardim das câmaras municipais do vale do Tejo (não me estou referir as verbas mas sim aos anos que ambos estão colados aos respectivos tronos, perdão cadeiras) está em julgamento não só pelas já confessadas contas na Suíça não a pastelaria do Rossio cujo grão de café é pior que o das máquinas de bebidas quentes das estações de comboio e cujo interesse é ver as pernas das turistas, mas sim o país dos Alpes conhecido não só pelos relógios bem como pelo segredo bancário que faz da Confederação Helvética um paraíso para se esconder aquilo que queremos esconder das finanças, bem como está em julgamento pelos subornos.


A dita chefe de gabinete confirmou as vistas dos tubarões, piranhas, remoras, patos bravos, carapaus, melgas, piolhos, pulgas, carraças e parasitas e animais afins da construção e do mundo imobiliário e aquando do divórcio do Sr. Morais, ele mesmo deu uma choruda comissão a esta mesma senhora, guardou outra parte em pastas e ainda outra parte foi depositada nas contas do Sr. Morais e da sua chefe de gabinete, no entanto nesse último caso está tudo solto e livre, tal como no caso Freeport.


Uma coisa me custa a compreender apesar de eu ter uma cultura geral acima da média (se considerar cultura geral média, a mesma apresentada por um licenciado num concurso de tv) é como está tudo solto, se rouba tanto e quem rouba pouco vai dentro e outra coisa que me custa a entender é se o 25 de Abril foi feito para todos e todas nós termos um pouco de tudo e termos todos que é nosso por direito, então porque estes filhos dum alternadeira fazem o mesmo que os tubarões da velha senhora faziam, ou seja comem tudo e não deixam nada para quem precisa, ora caralho para tanta ganância e além disso a ganância é pecado mortal, ou seja, é bilhete em classe executiva para o inferno, mas já chego a pensar que Lúcifer já tem filhos da puta a mais no inferno e já não tem lenha para queimar os que ainda estão a face da terra e o diabo não tem capital para comprar gás, ou meter gás da companhia ou mesmo para meter electricidade ou comprar gasolina.


E mesmo assim por detrás desses negócios estão uns senhores que estão a mama e o diabo já deve ter espaço para tanto filho da puta no inferno e como Portugal é o país da eurolândia com mais filhos da puta que passam por anjinhos por mm2, cm2, m2, dam2. Hm2 e por Km2, o diabo em pessoa oculta acabou por abrir filial, franquia ou franchise em Portugal, e nós pobres almas andamos a pagar neste inferno sem ter feito muitos pecados e quem tem os bilhetes em executiva para o inferno anda por aí solto, livre e muitas vezes no poder. E curiosamente, a ex-chefe de gabinete de Isaltino Morais pouco ou nada se lembra tirando o dinheiro e o Sr. Isaltino sabe de mais colegas de gamanso, perdão, mais presidentes de câmara comprados ao kilo com muitas notas, mas esses senhores todos comprados ao kilo sejam presidentes de câmara ou primeiros ministros ou ministros nunca dizem o seu preço por kilo, caso o dissessem daria muito jeito saber tal coisa.


E ficam as minhas perguntas: Porque não 90 % do que roubaram a quem precisa? Para quê tanta ganância ? Quando a impunidade vai acabar ? É Preciso virmos para rua e defenestrar uns quantos ? Quando é que este inferno acaba ? É isto uma democracia ? Foi para isso que se fez o 25 de Abril? Porque o presidente se cala ? Quais são interesses por detrás dessa impunidade ? Quem manipula esta impunidade ? Será que precisamos de apelar para as armas para acabar com esse nojo ? Do que nos serve um presidente da república que passa a vida calado ? Quanto é custa um político por kilo ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.

Comentários

Mensagens populares