Perigos De Lisboa

Deixei passar um tempo para escrever esse artigo ou entrada porque me baseei num artigo anterior e ao mesmo tempo recorri a um trabalho de campo que serviu como maior impulso a esse artigo que vem mostrar como além de muitos condutores não terem respeito pelos peões é que andar na rua é uma verdadeira guerra e em algumas ruas e avenidas é uma verdadeira guerra do Vietname ou do Iraque porque atravessá-las graças a má configuração dos sinais é uma luta pela sobreviência e para não passamos o resto da nossa vida a vegetar ou numa cadeira de rodas.


Andei pelas mais perigosas ruas e avenidas para serem atravessadas em Lisboa, ruas e avenidas como a Avenida da Liberdade, ou Praça dos Restauradores, ou Terreiro do Paço, ou a 24 de Julho ou ainda Avenida do Infante (onde foram assassinadas aquelas duas desgraçadas a meia duzia de semanas) e tive que acelerar o passo ou mesmo correr porque os semáforos dão apenas 9 segundos para se travessar avenidas tão largas como a 24 de Julho ou para atravessar a Avenida do Infante embora não seja muito larga na zona do Terreiro do Paço é ainda mais arriscada do que Avenida da Liberdade que tem os semáforos mal configurados a quase 20 anos e digo que é mais arrsicada porque contei 7 carros que queimaram o sinal vermelho e pelo menos 20 carros e motos que vinham em excesso de velocidade talvez pensando que iriam entrar no rally Dakar e eu prórpio quase que comi com um carro em cima na Avenida do Infante.


Mas não pensem que o perigo reside apenas na zona ribeirinha porque na zona do Martim Moniz que é um cruzamento, onde passam veículos de carga, transportes públicos, trânsito local e ambulâncias não existe um único semáforo para controlar esse caos se valendo os peões de alguma sorte e da boa edcuação de alguns condutores que sabem respeitar as passadeiras, no entanto há vários sinais de acidentes de viação de todos os tipos nessa mesma zona de Lisboa que até a alguns anos tinha semáforos mas com o fim do terminal dos elétricos no lugar do falecido teatro Adoque e o uso dos mesmos terrenos para construções da EPUL os semáforos foram retirados nos tempos de João Soares da CML e não foram repostos.


Grande conclusão há semáforos que fazem falta e outros que funcionam tão mal que é como não estivessem lá e queria saber o que as cabeças pensantes da Praça do Município têm dentro dos cornos para não reporem a sinalização como deve ser, bem devem estar a espera de alguma tragédia em especial com turistas ou que algum grande seja passado a ferro, mas como as figuras de topo têm choferes e carrinho pago por nós muito dficlmente os semáforos em Lisboa ficam normalizados.


E ficam as minhas perguntinhas da ordem : Quando os semáforos ficam como devem ser ? Do que estão a espera ? Estão a espera duma tragédia como foi a de Alcafache ? Será que temos que ir para as ruas lutar pelo direito a segurança nas ruas ? Afinal do que serve o departamento de trânsito da CML se nada faz ? Para quando sinais decentes em Lisboa ?


Como sempre vos peço para falar comentar e divulgar

Comentários

  1. Transito em Lisboa, Caótico.

    Infelizmente não só em Lisboa.

    Mas , vamos aguardar que vem ai as eleições.

    ResponderEliminar
  2. quando é elições, europeus de futebol exposições universais e brincadeiras semelhantes querem fazer tudo duma vez e depois ainda fica pior que antes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares