Que Rico Ensino Público Existe Em Portugal
Esta semana bem no centro de Lisboa à entrada para a chamada Lisboa turística e do fado um rapaz de 20 que estuda na Escola Secundária Gil Vicente foi antigido a tiro por outro de 19 que vinha acompanhado de outros do seu grupo e vinha com cão também, a vítima foi antigida no queixo e ficou internado em S.José.
E enquanto se gastam milhões num referendo sobre uma mudança legislativa que poderia ser feita por decreto se deixa que se formem essas gangs nas escolas públicas, obrigando a muitos pais porem os seus filhos em escolas privadas que são estupidamente caras, mas muito mais seguras que as escolas públicas e qualidade do ensino também supera em muitos casos as escolas públicas.
Segundo uma testemunha ocular do crime, o autor do tiro costuma andar pela rua da Verónica (onde dixa a E.S, Gil Vicente) a assaltar os alunos dessa mesma escola e o dono do café Plastik onde a vítima se refugoiou que dese que o inapto Santana Lopes fechou Alfama ao trânsito a criminalidade na zona subiu expoencialmente e que o jovem parece que vai ficar bem.
Pelo que corre na zona tudo foi ajuste de contas entre gangs que existem na zona e na própria escola e segundo os moradores da zona o agressor vive em Chelas e a vítima ali na zona da Graça, mas independemente das origens dos evolvidos, é uma situação preocupante para os pais que têm os seus filhos nessa mesma escola pública como aqueles todos que têm filhos em escolas públicas e que ficam a pensar se não hão de tirar os respectivos filhos dessas mesmas escolas.
É curioso ver uma ministra da educação que se consola em fechar escolas a criar mega-turmas que podem gerar gangs muitas vezes copiadas de novelas de qualidade duvidosa (Morangos com Açúcar) e em vez de melhorar a qualidade do ensino como é sua perrogativa o piora e nem faz a mínima para o melhorar numa obra que tinha que vir da base nas escolas primárias e seguindo pela vida lectiva dos alunos e não por acções pontuais que nada resolvem.
E enquanto os pais que não sabem educar os filhos em casa os deixam ver novelas de qualidade duvidosa andarem na internet por onde não devem e para concluir esse rol de podres educativos vêm as resvistas de banda desenhada Disney que são primeiro contacto que muitas crianças têm com aquilo que se possa considerar material de leitura fora escola e em vez de vir bem adaptado ao chamado português de Portugal que fez muitos linguistas nos anos 80 tirarem do mercado as resvistas Disney brasileiras do mercado nacional vêm uma espécie de ingleses ou americanos a falarem português dada a quantidade de termos americanos usados em vez de os adptarem a realidade do país onde é publicada só tendo a cagnaça de por o nome de quem criou as hsitórias em vez de fazer uma adaptação decente.
Enfim podemos classificar Portugal pelo país da má educação, não por imitarem o Fernando Rocha ao dizer um desfilar de palavrões, mas sim ao falar uma lingua de cão e cada vez mostrando mais comporatmentos marginiais que só encontram paralelo nas favelas do Brasil ou nos subúrbios franceses e que seriam evitáveis se não existissem as mega-turmas e actividades onde os estudantes sejam eles da primária ou do secundário possam ocupar o seu tempo livre e que os afastaria desses comporatemtnos evitáveis mas Portugal é o país do ai se eu soubesse em vez de ser o país da atitude.
E deixo as minhas perguntinhas sem resposta: Afinal que escolas há em Portugal ? Será que são escolas de marginais ? Para que serve a ministra da educação ? Será que agoa nas escolas públicas se tem que andar armado ? Criticam os Estados Unidos e afinal fzem o mesmo ? Não seria altura do presidente da república intrevir ? Foi para isso que andam a reformar o ensino ? Afinal qual a utilidade da república e do seu presidente se deixam a podridão entrar nas escolas ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.
Comentários
Enviar um comentário