Palavras para Pensar
Hoje o Papa Bento XVI na sua visita a Polónia passou pelo pior símbolo da irracionalidade humana que foi e sempre será o campo de concentração de Auschwitz e segiu os memos passos do seu antecessor João Paulo II que visitou o mesmo tenebroso local.
O Papa disse aos mios de comunicação social disse que não poderia falhar essa visita relembrando o seu antecessor que visitou o Campo da Morte como Filho da Polónia e ele repetia a mesma visita como Filho da Alemanha e que essa visita era um dever pernate a verdade, perante aqueles que sofereram no Campo da Morte e perante Deus.
Maior surpresa causou quando ao beijar o anel papal disse: " Deus porque ficastes silencioso ? Como podestes tolerar isto" e mais forte ainda foi "Aonde estava Deus nesses dias" " Como Pude permitir essa carnificina infinita, esse triunfo do mal".
Agora o Papa Bento XVI me deixou surpreendido sabendo-se que era um dos cardeais mais corsevadores e se irou com ruinas da Sholva (holocausto judeu) e apesar da sua incomporação à força nas juventudes hitelerianas essas palvaras soam a surpresa siando de quem saem e em mais uma missa campal juntou 900.000 pessoas.
De facto Bento XVI está-se a revelar como uma boa surpresa e revelar-se um ser humano como essa manisfestção de ira contra a Sholva que não se esperava vinda da mais alta autoridade eclesiastica da Igreja Católica mostrando um lado humano que para muita gente parecia escondido e se começou a mostrar com João Paulo II em especial quando pediu desculpa pelos erros da igreja.
Como sempre deixo as minhas perguntas: Será que a Igreja se está abrir ao mundo ? Será esse o lado humano da Igreja Católica que esteve sempre reprimido ? O que os puritanos portugueses irão dizer sobre isso ? Será esse o Papa que igreja procurava ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Sábias e cautelosas palavras estas, proferidas por este filho da Alemanha. No entanto, não devemos esquecer que, no dia 31 de agosto de 2005, o papa Bento XVI aprovou um documento eclesiástico segundo o qual, a igreja "não poderá admitir no seminário e nas ordens sagradas aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais enraizadas ou apoiam o que se chama a 'cultura gay'". Segundo Sua Santidade, a ordenação sacerdotal não é um direito, mas uma vocação, e o fomento à homossexualidade "cria obstáculos a uma relação justa com homens e mulheres". Tal proibição, contudo, não afecta os sacerdotes homossexuais já ordenados.. (Seria interessante debater todas as contradições que se encontram neste documento)- Não devemos esquecer também a sua postura pouco clara em relação aos crimes de pedofilia nos EUA, é contrário à ordenação de mulheres e defende a necessidade de moralidade sexual. Para ele, "a única forma clinicamente segura de prevenir a SIDA é comportar-se de acordo com a lei de Deus", e assim sendo, rejeita o uso de métodos contraceptivos artificiais. E para terminar só quero dizer que, quanto a mim, a Igreja não tem moral para falar de moralidades. Um abraço!
ResponderEliminarpode ser tantao um sinal de abretura como a ira dum ser humano comum contra algo tão racional como as atiudes das hienas
ResponderEliminarpode ser tantao um sinal de abretura como a ira dum ser humano comum contra algo tão racional como as atiudes das hienas
ResponderEliminarHoje é dia de comentar, por isso aqui estou. Bom, eu não sou nada dado a religiões e afins embora respeite e esteja sempre a par das actualidades, porém não acredito na redenção e modernização da igreja católica ou de qualquer outra religião. O mesmo Papa que agora fez essa mea culpa, também assinou por baixo o último decreto dos novos pecados capitais, como por exemplo, o uso da internet. Ora, se fossemos todos beatos de igreja não estariamos aquia desbundar na blogosfera, o que vale é que somos pessoas, minimamente, inteligentes. E livres, pelo menos de pensar. Obrigado.
ResponderEliminar... esta é a velha forma de agir da igreja católica ... errar, errar .... errar para maís tarde pedir perdão ... seria bem melhor que antes de seguir um determinado caminho pensassem bem qual o sentido a tomar em vez de andar às cabeçadas às paredes até achar o caminho certo ...
ResponderEliminar(não admira que Bento XVI copie algumas atitudes de João Paulo II, pois ele sabe se deram certo com o antecessor também darão com ele....
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt
Olá tron. Enquanto regressava a casa, depois de mais um dia de trabalho, pensei neste teu tema e pensei dar-te uma série de razões para te apontar várias situações da minha descrença sobre o Papa e a Igreja Católica Romana (já viste bem que a Igreja não começou na Judeia mas sim em Roma?... Ai Constantino o que foste arranjar, o Império Romano encapotado continua), mas não o vou fazer. Respeito demasiado a liberdade religiosa para fazer juízos de valor. Não posso e não devo dizer o que me vai na alma, quanto à Fé das pessoas, sejam elas, católicas ou não. Não é pelo facto de se colocar uma vestimenta de papa que o torna diferente daquilo que sempre foi. O Homem vale por aquilo que faz em toda a vida e não por aquilo que faz em determinado momento. Poderia estar aqui a dissertar contigo horas sobre o meu pensamento relativamente a isto mas como te disse respeito e sou tolerante relativamente à religião que professa cada ser humano. Não sou agnóstico posso ser considerado um humanista cristão, e cristão porque os meus pais eram cristãos, fui baptizado, fiz a primeira comunhão, a comunhão solene e casei pela Igreja. Mas nada nem ninguém pode fazer aquilo que penso que sou e sempre serei, «Sou contra a intolerância religiosa venha ela de onde vier». E neste aspecto amigo tron a igreja católica romana tem muitas contas a prestar ao Deus que impingiu à força da espada numa mão e a cruz na outra. Tudo de bom
ResponderEliminarQuem vê caras não vê corações , o homem até pode estar arrependido do passádo , mas qual , podem dizer , por ser Papa pode mudar a linguagem e todos acreditam , é isso , o chorar sobre um lago cheio de lágrimas é lágrimas a mais , tenham dó , perguntem ao Sócrates se el.e se arrepende de fazer a vida negra aos idosos e reformádos , olha porra
ResponderEliminardeve ser deve , já um padre de uma aldeia qualquer proibiu rpt proibiu de se realizar uma festa com tradições e para mais com agravantes de virem pessoal de vários lados , afinal com que direito esse prior ou padre tem de probir seja o que quer que fosse , eu se fosse ao povo dessa aldeia fazia e fazia mesmo e estava-me marimbando para o que esse padre quizesse , senão quizesse ver que fosse dar uma volta.
ResponderEliminar