Eleições americanas 2004

As eleições presidenciais deste ano nos EUA foram as mais disputadas de sempre mas também tiveram a campanha eleitoral mais suja e nojenta desde a independência americana em 4 de Julho de 1775 onde quase nada se debateu de concreto e se usou apenas ataque pessoal começando logo nas eleições primárias do partido Democrata para a nomeação de candidato do partido para disputar o cargo com George W. Bush. Esse lavar de roupa suja por estranho que vos possa parecer foi mais intenso entre os dois candidatos que se haveriam de ser nomeados mais tarde na convenção Democrata dupla desafiante, ou seja, candidatos a presidência e vice-presidência são eles John Kerry e John Edwards que depois de enterrarem o machado da sua prórpria guerra e se viraram para a dupla titular do cargo o presidente George W. Bush e o vice-presidente Dick Cheney ambos do partido Republicano e o lavar de roupa suja e o ataque pessoal continuou chegando ao ponto de usarem a opção sexual de uma das filhas de Dick Cheney (supostamente uma das filhas do vice presidente é lésbica) mas nada de debate sério e limpo e o que só deu origem a uma indecisão até ao fim que serviu de prato cheio a sártiras na internet (www.charges.com.br) ou em programas com Jay Leno ou Conan O'Brien onde essa indicisão foi sartirizada ao ponto dum cão, digo bem dum cão suspostamente treinado numa das edições do programa do canal americando NBC aprensatdo pelo ruivo Conan O'Brien ter "escolhido" Sadam Hussien como presidente enquanto Jay Leno apresentador do mesmo canal com cabelo grisalho mais encorporado que o anterior comparava as gaffes dos candidatos e fez uma espécie de torneio para ver qual ganhava o qual deu empate.
Tanta divisão e indecisão acabou ontem na disputa eleitoral que foi mesmo disputa porque foi voto a voto, condado a condado e ao contrario das eleições de 2000 não foram precisas decisões judiciais nem recontagens mas foi decidido num estado de média dimensão mas não num grande como a Califónia ou o Texas mas sim no Ohio onde ja se temia um processo judicial para se pedir recontagem mas o derrotado, John Kerry, assumiu a derrota e deu os parabéns ao vencedor das eleições mais disputadas e concorridas dos últimos tempos.
George W. bush veio dizer que foi uma vitória histórica, mas a unica diferença entre 2000 e 2004 além de não existirem processos judiciais é e que o candidato vencedor além da maioria dos delegados do colégio eletoral também teve a maioria dos votos da população o que vem mostrar que o sistema de colégio eleitoral pode ser interpretado de duas maneiras ou injusto ou com falhas; injusto por que na maioria dos estados o candidato que ganha nesse estado nem que seja por um voto ganha todos os delegados ao colégio eleitoral em vez de haver uma repartção proporcional ao número de votos populares, por outro com falhas por que com este sistema não é representado no colégio por que foram nessas eleições tirando o Texas e a Flórida George W. Bush não obteve nehuma vitória clara sobre Jonh Kerry e nem este sobre Bush nos estados em que triunfou o que mostra se querem manter o sistema do colégio eletoral este tem que ser revisto ou então retirado e só se eleger o presidente por meio de voto directo.
Espero que George W. Bush faça menos burrada do fez nesses últimos quatro anos e que haja alguem nos dois partidos com capacidade para ser o homem mais poderoso do mundo por que com débeis mentais com George W. Bush nesse lugar e com novos Hitler's como Osama bin Laden noutro lado a ameaçar o mundo, o mundo está numa situação pior do que na guerra fria onde mundo tinha mais paz que agora, sei com essa frase posso parecer doido mas entre Alien (George W. Bush) e Predador (Osama bin Laden) ganhe quem ganhar quem perde é a humanidade e na guerra fria o terrosimo só existia no médio oriente. Mais uma vez deixo umas perguntinhas dessa vez ao mundo: Será que o sistema eleitoral americano precisa de correcções ? Será que temos que voltar a guerra fria para termos paz ? Será que bin Laden será apanhado ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. Olha, pelo q acompanhei aqui no Brasil, mas uma vez vimos um exemplo de como não devem ser as eleições a presidência de qualquer país do mundo, no começo tudo era um show de marketing, os comicios contavam com shows até de Bon Jovi, e o esquema de votação foi de terceiro mundo, agora eu sei porque dizem q o Brasil tem o melhor esquema de eleição, com urnas eletronicas(todas) e com massima segurança, rapidez e eficiencia, e no máximo tres horas depois ja se sabem quem foram os eleitos.
    Eh... pelo visto os Norte-americanos tem muito a aprender com esse país que sofre de uma imagem tão criticada no cenário nacional.
    Abraço amigo.Henrique Mendes
    (http://www.fotolog.net/hickmendes)
    (mailto:hickmendes@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Bem, infelizmente serão mais 4 anos, de no minimo, mais atentados, mortes, guerras, pois temos um louco como delegado do mundo. A guerra fria era uma paz aparente, pois era uma paz entre países, mas internamente havia perseguições, ditaduras ( américa latina)..... Ratificou-se que os sistema eleitoral americano de democrático num tem nada, talvez eles devessem ser mais humildes e adotar o sistema brasileiro. Rápido, transparente, justo e democrático. Concordo que com o resultado das eleições, quem perdeu foi a população mundial.Icaro Brasil
    (http://www.ciprianobarata.zip.net)
    (mailto:poyet@bol.com.br)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares