A ingratidão da república

Ontem passou mais um aniversário do armistíco da primeira guerra mundial e não seria nada de importante a não ser que Portugal foi um dos beligerantes que lutou ao lado dos Aliados (França e Inglaterra) e por estupido que pareça nem fez feriado o dia do combantente nem o dia do armistício como é costume em todos os paises aliados sendo eles monarquias ou repúblicas. No outros países também se comemora o armistício da segunda guerra como feriado dado que foram beligernates na segunda guerra e se não me engano também é feriado na Alemanha, mas acontece que em Portugal, nem ha dia de combatente e o dia do armistício é apenas comemorado pelas viúvas dos caidos em La Lys ou alguns veteranos e/ou suas viúvas.
E para ser ainda mais ingrato o governo da podre, velha e senil república teve uma eternidade para decretar uma miséria de pensão para os veteranos da guerra colonial enquanto os ex-membros da polícia secreta que andou a perseguir oposição a ditadura que esmagou Portugal durante 48 anos recebem pensões completas de função pública enquanto os militares que serviram nos três palcos de guerra colonial so recebem 150 euros de pensão, o mais grave que muitos desses veteranos que foram "premiados" com os 150 euros são deficientes de guerra e so recebem uma parca pensão de invalidez não recebendo uma pensão militar como deveriam receber dado que foram servir a pátria num acto de locura dum velho senil mas foram servir, enquanto, os agentes da PIDE (policia secreta) perseguiam quem pensava diferente e nunca levaram um castigo a medida dos crimes que cometeram ao contrário do que levaram os ex-agentes das STASI na ex-RDA mas em Portugal os antigos agentes da polícia secreta estão soltos e os veteranos de guerra levam pensões de miséria após uma luta sem quartel e nem dirieto a um feriado têm como nos outros paises civilizados no mundo existe dias do armistício e dia do combantente, em Portugal não existe e o mais próximo que ha é uma uma coisa chamda dia de Camões, Portugal e da Comunidades portuguesas que poucas pessoas ou mesmo ninguém entende a sua origem.
E assim recompensa os seu heróis a podre,velha e senil república portuguesa que lhes da uma esmola enquanto aos seus criminosos os deixa soltos e bem pagos.
Como sempre vos deixo aquelas perguntinhas meio chatas para os poderosos e na sua maioria sem resposta:
Por que não se converte em feriado em Portugal o dia do combantente ou dia da batalha de La Lys ou o dia do Armistício ? Por que em todos os paises do mundo ha um feriado "dia do combatente" em Portugal não existe ? Por que não o estado não comemeora o dia do Armistício como os outros Aliados ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. É impressionante como os países irmãos (portugal e Brasil) tratam tão mal quem realmente deu a vida pelo país. enquanto quem realmente lutou para libertar o povo recebe uma miséria, os que maltrataram e perseguiram o povo levam altos salários em pensões. Não ter um feriado para os armísticos é a comprovação da pouca importância que se dá a essas pessoas. No Brasil também é assim, quem matou, torturou e perseguiu os que tinham um pensamento contrário ao positivado estão sendo homenageados a todo instante. Vê-se que os políticos não sabem nem a quem agradecer. pois homenageiam os que tentaram calar o povo e não os que lutaram pela liberdade do povo.Icaro Brasil
    (http://www.ciprianobarata.zip.net)
    (mailto:poyet@bol.com.br)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares