De certeza um dos segredos da paz mundial

O ecumenismo, ou seja, diálogo inter-religioso baesado na compreensão, aceitação e respeito, baseados dos pontos comuns e das difereneças entres todas as religiões. Ideal impulsionado pelo Papa João XXIII (nascido com o nome Angelo Roncalli nascido em 1881 e morreu em 1963) esse grande Papa que quando era Núncio Apostólico na Turquia por altura da segunda guerra mundial e um navio de carga de pavilhão alemão com 600 crianças judias embarcadas clandestinamente que conseguiram fugir ddos fornos de câmaras de gás dos campos de concentração nazis fica ancorado no porto de Istambul e o futuro João XXIII soube da situação e conseguiu convencer para que es o capitão do navio a ficar alguns dias na Turquia e foi negociar com Von Pappen (que arrsicou a vida pernate as pressoes da Gestapo), o embaixador do III Reich na Turquia a vida das 600 crianças judias cuja testemunha foi a Sra. Von Pappen e o grande Angelo Roncalli foi com o já bem idoso Von Pappen ao tal navio de carga alemão salvar as 600 crianças judias da morte certa cumprindo a frase do Talmude "Salvando uma Vida Estas Salvando o Mundo".
Entretanto finda a guerra Von Pappen e julgado em Nuremberga e absolvido e o grande Angelo Roncalli vai trabalhar no Vaticano e em 1957 o grande Angelo Roncalli é eleito Papa e começa a mudar a igreja católica começando por abrir diálogo com as outras cristandades, abrindo diálogos com os judeus e com os islámicos, decretando que as missas se rezassem nas línguas maternas dos países e não em latim como era antes, e para modificar e para confirmar e tornar em força de lei ecuménica essas regras convocou o concílio Vaitcano II em 1962 mas devido a sua já longa idade a sua saude já não era a mesma e Deus o chamou para junto de Si em 1963, e na altura muitos dos conservadores pensaram que Paulo VI ia voltar atrás no ecumenismo ou acabar o concílo a meio mas Paulo VI era da mesma massa de Joao XXIII e continuou com o concílio com o ecumenismo que teve novo impulso com o actual papa João Paulo II com os encontros em Assis em 1986 ou as vistas de chefes de outras religiões ao Papa João Paulo II ou deste a estes mesmos chefes.
E o Cardeal-Patriarca de Lisboa D. José Policarpo sabe que no ecumenismo esta um dos segredos para paz no mundo começou a seguir esse belo ideal fazendo orações pela paz no mundo juntamente com budistas, islamicos , judeus, ortodoxos, protestantes; ou como foi no reabrir da sinagoga de lisboa onde se sentou ao lado dos lideres de outras as religiões num exemplo como no mundo as religiões podem co-existir como irmãs na paz e sem guerras e sem massacres e sem Hitler's como é o caso de bin Laden que mistura conflito territorial com conflito religioso e não mete naquela cabeça como as religiões do Livro têm a mesma raiz e como ja não fosse atentado suficiente ao ecumenismo surgiu na Europa um movimento que considera um acto de heresia as orações rezadas pela paz no mundo por outras religiões e/ou confissões no santuário de Fátima e que querem que o Vaticano tome conta do santuário de Fátima e expulse os fieis das outras religiões do santuário de Fátima e ontem quando o Cardeal Patriarca de Lisboa discursava num encontro de cardeais na catedral da Notre-Dame de Paris foi interrompido rudemente por um jovem pertecente a este movimento entregando a D. José Policarpo um panfleto onde este aparece em Fátima orando ao lado dum cardeal ortodoxo e que neste panfleto diz que esta oração é um sacrilégio.
D. José Policarpo reage com desdém e continua o seu discurso e tal acto do jovem me deixa pensativo como essa gente é contra o diálogo inter-religiões sabendo que muitas das guerras do mundo em especial na Terra Santa têm uma génese religiosa a que se junta um conflito territorial longe de estar resolvido que é sempre inflamado por esse conflito religioso quase milenar. E um dos segredos para esses conflitos acabrem é ecumenismo, o aceitar de todas as religiões e o enterrar de todas as guerras religiosas e seguir os exemplos de Paulo VI, João Paulo II e do Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo e aceitem e respetem todas as religiões como irmãs e deixem-se de provocações e guerras por que assim estão a dar glórias ao novo Hilter por ele sente prazer em ver os irmãos do Livro a matarem-se como animais selvagens so faltando se comerem por territórios ou por petróleo ou por puro sadismo usando sempre o nome de Deus ou Alá mas esquecendo que no cerne das religiões do Livro estão os 10 Mandamentos e se estão esquecendo num dos mais belos mandamentos da Lei de Deus mais precisamente o IV que diz tão simplesmente quanto isto: Não Matarás.
Mas mesmo assim ha pessoas que matam em nome da religião e outras que renegam o eucumenismo mesmo sabendo que no eucumenismo reside uma das chaves para a paz mundial e não é impondo com esses actos de fanatismo que serão ouvidos mas que so irão contribuir mais para actos de terrorismo como o 9/11 ou 11-M.
E acabo o mês de Outubro com este post ou entrada tão actual mas que não deixo de deixar as minhas perguntinhas sem resposta e que dado ser um assunto possivelmente polémico mas as deixo: Por que são contra o diálogo inter-religiões ? Será que querem a guerra religiosa ? Quem está por trás disso ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

  1. É simples: quando o ecumenismo for aceite numa plenitude total, a Igreja Católica deixa de existir, isto porque o que conta é o dogma arcaico onde a referida tem a sua base e que dificilmente a irá rever.ElKuryos
    </a>
    (mailto:reinelson@sapo.pt)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares