O verdadeiro inimigo

Em 1995 quando o ex-primeiro ministro António Guterres subiu ao poder, os pequenos comerciantes defendidos pela CCP (confedração do comércio português) que na altura em que isso aconteceu estavam supostamente em crise, pressionaram o ex-ministro da economia, Daniel Bessa, para que criasse uma lei que restringisse a abretura dos hipermercados aos fins -de- semana. Daniel Bessa foi na cantiga e fez a tal lei que so deu foi polémica dado que a crise continuou e esta mesma lei restritiva teve que ser re-arranjada pelo seu sucessor, António Mateus; mas tal lei não serviu de nada por que esta mesma suposta crise continuou.
Contnuou sem ter uma causa definida ate que graças a uma investigação da UNICEF por toda a Ásia e coadujuvada por reportagens dos maiores canais e revistas do mundo descobriu que por toda a Ásia em especial no sul e sudeste asiático existem muitas fabricas onde se utiliza mão-de-obra infantil e semi-escrava que além de fornecerem as grandes firmas de material desportivo fazem artigos que tem inudado a Europa ocidental com graves consequências nesses mesmos países invadidos.
As consequências são graves por que estes artigos graças a mão-de-obra baratíssima tem um preço baixo e existem numa grande quantidade que em países como Portugal onde dinheiro não abunda têm clientela mais do que certa.
Os principias culpados desta invasão são as lojas de artigos chineses que além de prejudicarem os pequenos comerciantes (os mesmos que queriam o fecho dos hipermercados aos Fins-de-semana) prejudica sobretudo as fabricas de téxteis dos páises que invadem causando a falência das fabricas e milhares de desempregados que vão engrossar os numeros do desemprego.
O mais aberrante disso tudo e que são pequenos comerciantes e pequenas lojas que estão por trás disso e não uma poderosa rede de hipermercados; entretanto surgiu uma associação de comerciantes conscientes chamada Associação Portuguesa Para o Comércio Justo que esta pressionando o governo para que as lojas de artigos chieneses sejam fiscalizadas e restringidas tal como os hipermercados foram e são restringidos desde dos tempos de Daniel Bessa. Mas por muito que seja esforaçada essa associação na pressão que faz não tem obetido os frutos desejados.
Por isso deixo duas perguntas em especial a CCP: Quem é o verdadeiro inimigo ? Do que adiantou restringir os hipermercados ?

Comentários

Mensagens populares