Atenas 2004, o sonho grego

O sonjo grego de voltar a organizar os jogos olímpicos depois de 1896 se tornou realidade no ano de 2004 da era de Cristo, 108 anos após os primeiros jogos da era moderna e da vitória na maratona do grego Spiridon Louis.
E que sonho lindo foram estes jogos , sonho lindo por que foram bem organizados apesar de alguns erros estruturais como o telhado da piscina ou lapsos na segurança como o caso do streaker que derrubou o brasilerio Vanderlei da Silva prejudicando seriamente a prova do maratonista brasileiro.
Outra mácula não da organização jogos mas sim por culpa em parte dos comités nacionais foram os 21 casos mas que foram neutralizados com brilhantismo da orgranização que criou as condições para que se fizessem os testes com a qualidade mais do que suficiente para os detectar.
Em termos de resultados desportivos houve de tudo um pouco desde supresas agradáveis como a medalha de prata de Sérgio Paulino no ciclismo ou confirmações de verdadeiros valores nacionais como a prata de Francis Obikwelu 100 metros planos ou o Bronze de Rui Silva nos 1500 metros. Também mostraram o despontar duma nova seleção oliímpica como os jovens diplomados na canoagem e no triatlo ou desilusões bem indigestas como Carla Sacramento nos 1500 metros onde parece que nem estava na corrida da forma trsite como fez a prova ou seleção olímpica de futebol que se portou mal dando uma má imagem do futebol português depois do sonho que foi o euro 2004.
No compto geral estes jogos olímpicos foram um sonho que em termos de cerimónia de abertura so talvez tenha sido superados pelos de Sidney mas isso e apenas uma opinião pessoal. Este sonho jamais pode ser separado de outro sonho chamado euro 2004 (oragnizado por Portugal) por que ambos os acontecimentos mostraram a capacidade de organização de grandes eventos desportivos apesar de tanto Portugal e Grécia serem os mais pobres da União Europeia.
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.

Comentários

Mensagens populares