fim de semana da morte

Mais um um fim de semana prolongado e tetrico se completa hoje . Tétrico por que so neste fim-de semana houveram 706 acidentes nas estradas portuguesas com o negro balanço de 10 mortos entre os quais um bebe. 31 feridos graves e 203 feridos ligeiros, mas caros companheiras e companheiros da blogsfera sapal , esse numeros para tristeza geral da nação irão como toda certeza proporções maiores es com o regresso a casa das familias a casa.


 Muitos estudiosos apontam as possíveis causas de uma das poucas coisas que nos colocam à frente da União europeia e bem póximoas de países de maior area e de maior numero de habitantes como são o caso dos E.U.A ou do Brasil. Uns apontam pessimas condições das estradas ou o envelhecido parque automóvel, outros apontam o numero cada vez maior de ifraçoes ao codigo da estrada ou a fadiga ao volante como causa desta triste sina que nehum país quer ter.


 Meus amigos da blogsfera, uma coisa é certa, causas ha muitas ,soluçoes quase tantas como as causas , mas o que tornam mais vergonhosos e tristes estes numeros é que as vitmas da estradas são cada vez mais jovens e cada dia que passa cada vez mais condutores cometem infraçoes graves ou muito graves. A título de exemplo so nesse fim de semana (como mencionado acima estes numeros provalvelmnte aumentarão ao fim do dia de hoje): em 1465 condutores submetidos ao teste do balão , 164 foram apnhados com uma taxa de alcoolemia de 0.5 a 1.2 g/l de sangue e 59 foram detidos pelas autoridades por apresentarem uma taxa superior a 1.2g/l sangue, sete condutores foram apnahdos a conduzir sem carta e 528 foram apanhados a conduzirem em excesso de velocidade.


 Apesar das autoridades emitirem milhares de vezes nos meios de comunicação social avisos e conselhos sobre a forma certa como circular nas estradas nacionais , mas infelizmnte estes avisos caem em saco roto por que cada vez se morre mais e mais cedo nas nossas estradas. Na minha humilde opinião aterava as regras da seguinte forma: para resolver o problema da fadiga tornava o descanso obrigatório por cada 2 horas e em peridos nunca inferiores a 15 minutos; no caso do excesso de velocidade e das manobras perigosas equiparava a pena dessa infração que é um crime a mesma moldura penal da tentativa de homicidio; no caso do excesso de alcool criava a taxa 0 por que se vem conduzir não se bebe nem uma gota e tanto nesse caso como no caso dos condutores os tornava ianptos de conduzir seja que veiculo motrizado for.


 Deixei para o fim uma especie de anexo a esta entrada que é a estrada da morte, oficialmente chamada de IP-5. Nessa estrada que foi construida como uma autentica feia aorta do interior de Portugal é , simplesmente, a estrada onde se morre mais sobre o asfalto; e para mim a solução seria essa : encerramento ou transformação em estrada nacional dessa estrada com consequente reduizr de limite de velocidade e a condução mais do que urgente de uma linha ferroviaria de qualidade que susbtitua na sua pelenitude essa estrada terrivel e a reconstrução ou reactivação imediata de todas as linhas e ramais ferroviários do interior que foram sendo desactivadas nestes ultimos anos. Leiam, Comentem e Divulguem

Comentários

Mensagens populares