Os Vários Significados do Primeiro de Dezembro

No dia de hoje marca duas datas marcantes para a humanidade a primeira (por ordem de entrada na História): a Restauração de Independência de Portugal e o dia mundial de luta contra o HIV/SIDA.


A primeira que deixou de ser feriado para "aumentar" a produtividade, mas cujo uso de palavras foi o incorrecto porque desde 1998 com a entrada no sistema Euro; Portugal abdicou da sua soberania e independência nacional ao passar obedecer  a Bruxelas e a Berlim porque quem deu o primeiro passo para esta entrada foi o fazedor de pântanos ofendendo a memória de todos os Conjurados e de uma nação quase-milenar.


Outra data marcada pelo 1º de Dezembro é a luta contra a SIDA que ainda existe e ainda mata e ainda está por aí, e que ainda mata; nada se compara aos anos negros da explosão pandémica (anos 80 e 90) mas ainda mata e ainda corre e ainda contamina seres humanos.


Sim está controlada e existem meios de prevenção e os medicamentos de controlo são muito mais eficazes se forem comparados aos primeiros remédios surgidos no início da década de 90, mas nem cura nem vacinação existe ainda e a esperança do mundo é a irradicação desta doença, mas este sonho ainda é uma utopia.


E a humanidade só se lembrou quando esta doença existia quando os famosos começaram a tombar porque antes apenas diziam que tal doença era apenas endémica de algumas franjas da sociedade, mas tal ideia é falsa porque o vírus pode atacar qualquer ser humano de qualquer idade e a ciência assim o confirma. E esta doença está jogada para canto devido a este controlo, todavia os comportamentos de risco continuam e nunca se sabe o dia de amanhã.


 


 Ansi Parlait Nietzsche

Comentários

Mensagens populares