O Crime de Omissão em Nome do Ranking ou A Estupidez tem Diploma e ainda não Viram que o Bullying Pode Acabar Mal

Há alguns dias atrás eu publiquei aqui neste reacanto do Batráquio e que está quase festejar 18 anos, um artigo sobre uma situação de bullying que acabou mal numa escola de Torres Vedras.


Depois de muito bate boca nas redes sociais, finalmente os jornais deram voz a uma mãe desesperado e ao mesmo tempo mostra como muitos licenciados que se dizem professores andam a assobiar para o ar em nome de um ranking das escolas, quando se sabe desde muito tempo que os colégios, não raras vezes, são melhores que as escolas publicas.


Em caso em paticular se refere ao adolescente Luís Santiago agredido a pedrada e ao pontapé por ser bom demais com os demais e a situação foi tão violente que o adolescente acabou internado no Hospital de Santa Maria durante uma semana com várias lesões e uma delas foi um pneumomediastino, que para quem não sabe é acumulação de ar entre os pulmões e cavidade do mediastino o que casua dificuldades respiratórias; o caso mais conhecido desta lesão foi o jogador Jorge Cadete num jogo de preparação para a qualificação do Euro 96, que teve esta mesma lesão num jogo entre Portugal e Escócia.


A inútil que se diz professora deu um cházinho e disse que eram brincadeiras de crianças, bem se for assim então se um encarregado de educação paritr um farol do carro da ignorante que pensa ser professora também é uma brincadeira, pelo que foi publicado no Nascer do Sol, o grupinho de labregos que faz não vitima apenas o Luis Santiago, havendo mais vítimas de pedradas.


Numa escola pública o bullying corre descontrolado e sem punição em nome de uma ranking? Bem isto dá um sossego daqueles a quem tem filhos em idade escolar, porque esta mesma escola está a colocar um classificação estátisica à frente da segurança e do bem-estar dos alunos.


E ontem, quando eu ia para cumprir um sonho algum tempo atrás que era, visitar o Museu do Dinheiro, vi um episódio da série policial francesa Candice Renoir no Axn White, mais precisamente, o episódio 6 da 6ª temporada, com o título "C'est La goute d'eau qui fait déborder le vase", traduzindo para a língua de Camões: "É a gota de água que faz transbordar o copo" e em poucas palavras é um caso de bullying que tem um desfecho trágico e só aí é que a escola acorda.


Aliás com o bullying é sempre assim, só acordam de duas formas: com a vítima morta ou quando alguém faz justiça pelas próprias mãos e depois aparecem com todas as desculpas, e nestes casos as desculpas evitam-se e se a escola não sabe ser escola, então que seja encerrada e os professores façam o favor de passar para o quadro de excedentes.


Chega de ver estes crimes acontecer e nignguém da tutela não mexer um fio de cabelo até ser tarde demais, mas é sempre assim, a não ser que uma pessoa parta para estupidez e depois até podem dizer que é racismo e não sei que mais, mas antes de acontecer ninguem se mexeu e vos falo como vítima de bullying, quando apertei o pescoço a um bully e ver ele a estrabuchar e a pedir para parar, foi quase tão bom como fazer amor, e não fui mais longe porque um amigo meu de liceu e da mesma turma disse para eu parar senão, provavelmente teria ido até ao fim.,,


 


 


Ansi Parlait Nietzsche

Comentários

Mensagens populares