Zé Pedro, Rock N' Roll - a Biografia do Mito do Primeiro Grande Mito Punk Rock Lusitano
Zé Pedro Rock N'Roll é o documentário realizado por Diogo Varela Silva (sim, é familiar do actor Varela Silva, mais precisamente neto) que em pouco menos de 2 horas nos relata a vida do guitarrista e fundador dos mitos chamados Xutos & Pontapés.
Documentário premiado no Festival DocLisboa 2019 (último ano antes da peste chinesa) com o prémio do público e como qualquer biografia tem o paticular condão de levar o público a viajar no tempo durante a existência do multifacetado músico português e ícone do rock lusófono bem como as suas lutas ao longo da sua vida.
O verdadeiro punk com bom coração que nunca deixou mágoas e apenas saudades tanto na sua família como nos seus amigos e também nos seus fãs e quem como eu, tem a idade de vida como os Xutos têm de carreira nutrem um carinho especial pelos gigante lusos do rock n' roll.
O trabalho de Diogo Varela Silva que até teve o apoio da RTP, merecia ser transmitido em primeiro lugar em sinal aberto, mas infelizmente não foi ainda, tendo tido a sua estreia televisa no TvCine Top (Antigo TvCine 1) e estando disponível em streaming no serviço TvCine + para os subscrtiores do TvCine.
O que não deixa de ser um paradoxo como um birlhante documentário feito em parte com dinheiro público saído da RTP não é estereado sequer na RTP-2, facto que me deixou a pensar o que anda a RTP a fazer ao dinheiro que recebe para prestar o alegado serviço público de televisão que parece apenas ser uma distante utopia num sonho peridido numa qualquer trip perdida de ácido.
Filme documental que é bem recheado, incluindo entrevistas com familiares de Zé Pedro, amigos de Zé Pedro e até do prórprio realizador e das suas aventuras com o próprio Zé Pedro e através destas narrativas foi possível viajar pelo percurso de vida do ícone cultural lusófono e sentir-se o seu impacto em Portugal, tanto na música como na divulgação de grupos mais alterantivos e as suas lutas contra os vários problemas que enfrentou bem como as vezes que esticou o dedo do meio a cefeira.
Documentário de qualidade única no panorama cinematogáfico português que merece mais divulgação e sobretudo passar em sinal aberto dado que tem patrocínio parcial da RTP, a não ser que este patrocínio seja apenas para inglês ver
Longa vida ao Rock
E Para Sempre....Homem do Leme .... um dia destes nos vemos por aí
Classíficação 5
em 5![]()
Comentários
Enviar um comentário