Se descontaram dinheiro a mais têm que repor

Esta semana saiu um relatório do Tribunal de Contas que o aumento do desconto para ADSE feito por funcionários públicos no activo e aposentados para 3,5% é considerado excessivo e que deveria de rondar os 2% e que estes 2% seriam sufcientes para a sustentabilidade do sub-sistema de saúde dos funcionário publicos e reformados da mesma classe profissional.


Muitos de vocês devem pensar que estes 3,5% não são nada mas quando se vai a ver o recibo de uma reforma da função pública se precebe de imediato o peso destes números porque a estes 3,5% se acrescenta uma sobretaxa que vai literalmente eliminar o duodécimo do subsídio de Natal que um certo primeiro ministro que foi assassinado disse ser um direito inviolável de todos os trabalhadores fossem eles do Estado ou não.


Resumindo, estes 3,5 % ficam cerca de 5% mais os descontos de IRS que já são de s uma pequena fortuna sobretudo nos aposentados que vêm dos chamados quadros médios ou baixos e falo como filho e neto de funcionário público de nível baixo e/ou médio e sei que um salário ou reforma de setecentos e poucos euros não dá muito para sobreviver, quando ainda por cima há congelamentos de salários e de reformas há 6 anos.


Gostava de saber como é que vão repor o dinheiro que tiraram a mais para o desconto da ADSE que ao fim destes anos todos de duodécimos de subsídios de Natal e sobretaxas não é uma verba de tudo desprezível e como todos sabemos que em Portugal quando se trata de contribuições seja para reformas, subsídios de doença, sub-sistemas de saúde e impostos há dois pesos e duas medidas: quando é para cobrar todos se levantam da cadeira, mas quando erram e têm que repor ficam sentados ou demoram muito para reconhecer o erro quase ao ponto de quem sofreu com estes erros de cobrança excessiva poder chamar pela morte porque esta última tem tempo de chegar e a reposição ainda não foi feita.


E ficam as minhas perguntas: Porque só repararam no roubo agora ? Quem vai repor o que foi tirado a mais e quando ? Quem ficou a ganhar com isto ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divugar

Comentários

Mensagens populares