Coisas que me Deixam sem Palavras

Este artigo é um dois em um porque vou falar de dois assuntos num só porque têm sido usados como armas de arremesso na peixarada da política sobretudo quando estamos a entrar na silly season da camapnha eleitoral das eleições gerais.


Na semana passada aconteceram dois eventos de veras trágicos: um foi a morte da Dra. Maria Barroso que para muitos foi um baluarte anti-fasicista e foi a única mulher presente na fundação do PS na Alemanha e foi para muitos a grande mulher que estava sempre a servir de suporte a Mário Soares tanto quando este foi ministro, mas sobretudo depois que este foi eleito presidente da república.


E segundo os vários elogios fúnebres que lhe foram feitos, a antiga primeira-dama merecia pelo menos um dia de luto municipal pelo seu falecimento, mas nem isso fizeram e confesso que fiquei chocado com a atitude porque não tem sido a prmeira vez que se decretam lutos nacionais ou municipais por pessoas que boa parte de nós não conhecemos de parte nenhuma e estas atutudes, sobretudo quando a CML é dirigida pelos socialistas, dá muito que pensar sobre dois conceitos que parecem estar em desuso em Portugal: lealdade e respeito e que neste caso ficaram na gaveta...literalmente.


Outro caso foi o caso da esposa do primeiro ministro da república portuguesa: Pedro Passos Coelho; a Dra. Laura Ferreira ter aparecido com a cabeça lisa devido ao tratamento que está a fazer contra um cancro e que está a ser uma verdeira luta como é qualquer tratamento contra o cancro e por aparecer sem peruca ou lenço a tapar a marca da sua luta diária contra o cancro também serviu de pedra de arremesso da esquerda; todavia houveram pessoas que desceram ao terreiro e vieram afirmar que a atitude da mulher de Passos Coelho é um exemplo para todas as mulheres que lutam contra o cancro.


não nos podemos esquecer que há algum tempo atrás saiu uma linha da boneca Barbie careca com o objectivo de tornar menos penoso a luta das crianças que lutam contra o cancro e a medida pegou de estaca e várias franquias de BD para crianças e graúdos como os Peanuts (Snoopy, Charlie Brown, etc.; nota que esta franquia já tinha feito um projecto focado no cancro infantil) ou a Disney ou mesmo a franquia do Garfield apenas para falar algumas de muitas.


E se houvesse respeito e lealdade na república portuguesa no chamado submundo da política apenas teriam que fazer duas coisas nestes dias mais recentes: pelo menos decretar um dia de luto municipal pela morte da Dra. Maria Barroso e por outro lado respeitar a luta da Dra. Laura Ferreira porque nunca se sabe quando o cancro nos bate a porta e a coragem que Laura Ferreira teve ao assumir a sua luta é um exemplo para todos nós como humanos.


Apenas deixo uma pergunta: Para quando respeito na política, tanto pelas figuras históricas como pelas figuras recentes ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares