Bullying e violência

O bullying voltou a estar nas bocas do povo depois da divulgação de um vídeo onde um aluno de uma escola pública é agredido por outras alunas durante 20 minutos aproximadamente e este mesmo vídeo se tornou viral em todas as redes sociais e está-se a assistir a um ressurgimento da violência juvenil quase 4 depois dos casos das escolas da Linha de Sintra e de Trás-os-Montes onde casos de bulying e violência juvenil tiveram desfechos trágicos.


Quando mencionei o facto neste mesmo blog estávamos com um governo socialista que tinha como ministra a educação uma das ministras mais contestadas de sempre do MEC: Maria de Lurdes Rodrigues, conhecida pelos alunos dos liceus e das universidades pela alcunha de Marilú e na altura o MEC não fez nada para controlar o flagelo.


Infelizmente este problema não se reflecte apenas nos liceus públicos e já começa a aparecer nos liceus privados como já aconteceu num autocarro de um colégio privado onde um aluno foi espancado e anda na semana passada aconteceu o caso do espancamento letal que um jovem sofreu as mãos de outro um pouco mais velho.


Estou cada vez mais de boca aberta, sobretudo depois que aconteceu depois daquele caso do vídeo em que uma pandilha de alunas agride outro tem se sabido que depois desta revelação viral se abriu uma caixa de Pandora onde se fala de forma quase constante de violência nas escolas um pouco por toda a nação e nem sei se haverá alguém capaz de travar esta situação ou se os pais têm que recorrer a métodos educativos que muitos consideram retrógrados.


A mim e a muitos de nós apenas resta a esperança que esta situação se resolva de forma definitiva pois que todos que são pais e mães de família querem ver os seus entes queridos numa qualuqer escola e que nesta haja o quanto baste de segurança para que não hajam episódios de violência e espero que o desgoverno da república tome as medidas necessárias para travar esta onda de violência.


Como sempre as perguntas: Qual a causa desta volência ? Quando é que ela para ? Será que agora os nossos filhos terão que ter aulas em casa ? Quem será capaz de parar esta onda de violência ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e dvulgar


 

Comentários

Mensagens populares