Muito Para ser esclarecido ou sanado ?

A expulsão de magistrados portugueses da antiga província ultramarina de Timor-Lese ainda está a dar muito que falar porque o primeiro-minstro de Timor-Leste, Xanana Gusmão ainda não "esclareceu" porque deu ordem de expulsão aos magistrados.


Mas o líder histórico timorense já disse qual o real motivo desta expulsão: incompetência; a qual lesou o ainda jovem estado timorense em vários millhares de dólares que deveriam de ser pagos ao governo de Timor Leste por causa da extracção de petróleo das suas águas e o estado timorense perdeu todos os processos onde reclamavam este mesmo valor e pelo menos um caso usaram o mesmo o acórdão para dois processos diferentes.


Xanana Gusmão exortou que não tem nada contra Portugal, mas sim contra aqueles portugueses que vão ser expulsos por incompetência e prejudicarem o estado timorense e pede que aqui em Portugal não levem esta expulsão tão a peito.


Como se costuma dizer, falar é fácil o pior é fazer e o ministério da justiça português vai suspender a cooperação com Timor-Leste e Passos Coelho disse ao diário lisboeta Público que "tem que passar muta água" e nem se como isto vai parar, mas há muito capricho e muita teimosia de parte, isto é facto garantido.


Entretanto até o partido de Xanana pediu ao presidente de Timor-Leste para que o mesmo presidente, Taur Matan Ruark que faça cumprir a constituição porque o govero de Xanana não está a cumprir o príncpio da separação dos poderes; resumindo uma bela novela.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Até onde isto vai dar ? Quem são os culpados disto tudo ? Será que Xanana teve razão ?


Como sempre vos peço par ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares