O Buraco Negro Que é Santo e ao Mesmo Tempo Portal para o Inferno
O caso BES/GES já peço menos arranjou um consenso na assembleia da república porque pelo menos fez com que se criasse uma comissão cuja constituição e linha de trabalho foi aprovada por todos os deputados com assento parlamentar e que vai render umas quantas horas de audições e contra audições de suspeitos e testemunhas no parlamento.
Segundo o jornal I, já quase há um ano atrás em Dezembro de 2013, o próprio Ricardo Salgado admitia que o buraco do GES era bem maior do que o buraco do BPN e quando admitiu isto, Ricardo Salgado atacou o BPI entre outros e foi quando saiu o pedido do depósito de garantia por parte do Banco Central.
Entretanto as coisas ficaram bastante mais pretas para Ricardo Salgado que foi apontado pelo seu primo José Maria Ricciardi como culpado único do desabmento do Grupo Espírito Santo ao ponto de alguns administradores passarem a noite em claro com medo de serem presos e a estudarem quais seriam as nações que não têm acordo de extradição para Portugal para poderem escaparem a uma enventual prisão porque a entidade de fiscalização do Panamá fechou o ramo local do BES e todos os outros ramos internacionais têm sido um por um tomado pelas autoridades locais embora hajam casos que estas tomas sejam polémicas como no caso do Dubai e de Angola onde há muita peixarada no meio.
E como se costuma dizer na lei de Murphy o que está mal pode sempre ficar pior, hoje se soube que na segunda-feira o tribunal de comércio do Luxemburgo decretou a falência Espirito Santo International Group que para quem ainda não sabe foi a semente da reconstrução do Grupo Espírito Santo quando foram as privitizações dos tempos de Cavaco Silva (primeiro ministro) e com esta falência apenas podemos esperar um valente estrondo do qual os mesmos de sempre vão aguentar com as consequências.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Quem vai pagar esta conta ? Porque as entidades de fiscalização financeir em Portugal não se mexeram ? Se não mexeram-se, não seria caso para serem exonerados dos respectivos cargos ? Será que vai haver alguém preso ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário