Socialisticamente Falando
Volto de novo ao caso dos submarinos que como se sabe começou a ser desenhado ainda em tempos de Guterres pelo simples motivo que os dois submarinos que Portugal tinha a uso na Marinha de Guerra na altura tinham sido construídos em França ainda nos anos 60, entre 1967 e 1969 e que foram comprados novos pela marinha portuguesa e que cujo desenho se assemelhavam aos últimos submarinos do Terceiro Reich e a segurança dos mesmos 4 submarinos era constantemente questionada porque nenhum deles tinha instrumentação digital e nem computador de bordo de origem e a muito que já tinham passado do tempo útil de vida e um deles tinha sido satirizado pelo programa Malucos do Riso quando o submarino Barracada afunda e as comunicações do mesmo simplesmente deixam de funcionar (piada directa um dos submarinos que se chamava Barracuda).
Na CPI que está a investigar a compra dos novos submarinos da Marinha de Guerra da República, António Guterres respondeu por escrito e na sua resposta, Guterres afirmou ter sido contactado de forma insistente pelo Chanceler Gehard Schroeder que também é socialista que prometeu mundos e fundos a Guterres caso este escolhesse o consórcio liderado pela Ferrostal quando o mesmo Guterres estava virado para um consórcio francês embora tenha levado pressões tanto do lado francês como do lado alemão; mas nada se soube sob a responsabilidade da escolha segundo as palavras de Guterres.
Se sabe que o PSD culpa o ministro da defesa de Guterres, Rui Pena; e o PS culpa o ministro da defesa de Cherne Barroso, Paulo Portas; uma coisa é certa um deles fez a escolha que acabou por lesar as finanças públicas e ninguém quer assumir que errou na escolha embora esta tivesse que ser feita; o problema é que quem paga no fim os erros do poder político da república são os otários dos contribuintes e este caso dos submarinos dá para ver de que massa são feitos os políticos da república que provam ser de muita má rés e não valem um tusto furado porque em vez de servirem a nação, se servem da nação até ao final dos seus dias de vida.
Não consigo saber porque fogem das responsabilidades e depois se armam em santinho que nada têm a ver com aquilo que falta nos cofres públicos e depois passam décadas a falar em crise como Portugal fosse o Brasil que praticamente vive em crise permanente ou algum outro país mais atrasado do que Portugal sobretudo na matéria económica.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Quem tem a culpa do caso dos submarinos ? Porque ninguém a assume ? Quem paga a conta ? De onde surgiram estes políticos boçais ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?
Comentários
Enviar um comentário