Qual dos Dois é o Pior: Pinto da Costa ou Passos Coelho ? (conclusão)

Ontem, no Jornal de Negócios (e não só) apareceu o padrinho do futebol nacional, Jorge Nuno Pinto da Costa; se queixou que foi vigarizado pelo BES e também pelo inútil de Belém e pelo Führer Passos Coelho em relação a segurança e as garantias que o BES oferecia caso se comprasse acções do aumento de capital feito para tentar salvar o Banco Espirito Santo e Pinto da Costa foi apenas mais um dos otários que caiu no conto do vigário.


Este caso do BES tem muito de semelhante com o caso da D. Branca, mas desta vez quem ficou mesmo arder feio foram os da alta como Pinto da Costa e os otários que compraram o chamado papel comercial que também ficaram de mãos a abanar e isto acontecer a um cidadão que tem a fama e segundo muitos o proveito de ser o Padrinho da Máfia do futebol em Portugal ser mais um, dá para ver o alcance do buraco aberto pelo caso BES e que é muito pior do que podemos esperar e que o poder político da república andou a proteger e a deitar paninhos quentes quando afinal a coisa ainda vai dar mais estrondo do que muitos de nós poderiamos esperar e um estrondo muitíssimo maior do que os analistas dos jornais podem prever nas suas colunas semanais.


Este caso está-se a revelar pior do que muitos podem esperar e que vai dar muita bosta ainda mais do que aquela que já deu e vamos ver até onde pode chegar em termos de vítimas e se o presidente dos dragões se sente enganado pelo poder político, ora que os processe, porque tem mais dinheiro do que os otários que compraram meia dúzia de acções ou de obrigações do BES e não sabe quando vai receber o dinheiro e se chegarem a receber e aparecer um chamado notável da nossa sociedade se queixar, já dá para ver que a coisa é muito mais feia do que se pode pensar e que ainda vai ficar pior do que está e vamos ver se não vão aparecer mais uns quantos notáveis com estas queixas para ver se a justiça acorda da hibernação e começam a se mexer para ver se neste caso pelo menos se faz alguma justiça.


Todavia não nos podemos esquecer que para que a justiça se mexa num caso semelhante ao caso BES tem que um grande pelo menos se queixe ou seja lixado, porque se não haverem grandes no meio a justiça pura e smplesmente não se mexe porque em Portugal, a justiça funciona como no livro "O Triunfo dos Porcos" onde todos os animais são iguais, mas uns mais iguais que outros e se um grande começa a se sentir como os animais que são prejudicados pelos porcos na obra de Orwell, então as coisas na justiça da república estão mesmo feias e muito mais feias do que pensamos.


E ficam as perguntas de sempre: Se Pinto da Costa se sente enganado, então como se sentem os outros portugueses ? Porque Coelho e Cavaco andaram a dar panos quentes a um banco falido? O que se vai descobrir mais do BES que não sabemos ? Porque a justiça não se mexe ? Que vergonha é esta ? Quem são as próximas vítimas ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares