Porque Se Mexeram com o BPN e com o BES não se Querem Mexer
Quando a pulga bancária chamada BPN começou a cair o esgoverno mexeu carros e carretas para salvar um banco de pequena implantação nacional sobretudo porque nos seus corpos dirigentes estavam membros do PSD e do PS e deste mesmo salvamento ainda estamos a pagar a conta com o coirão com as consequências e os cortes que nós sabemos.
Acontece que o GES tem um peso estratosférico na banca e na economia lusitana e a sua queda vai levar muita gente atrás desde do simples depositante ou do café de esquna as grandes empresas da nação que têm dinheiro metido no BES seja de que forma for e a queda do GES vai ter um impacto entre uma bomba nuclear e o meteorito que exterminou os dinossauros e a ministra das finanças afasta o cenário de intervenção estatal imediata no GES e tal só será feita em último recurso, mas pelo que eu me lembro não houve a mesma atitude com o BPN e no falecido BPN entraram logo e não deixaram cair e por outro lado o desgoverno da república vai deixar cair um dos maiores bancos da nação.
De facto não consigo entender esta atitude do desgoverno que está numa de filhos e enteados porque o BPN ao lado do BES é uma gota de água no oceano e aqui funcionou a lógica do cartão do partido ou da fraternidade do pedreiro-livre e como amigo não empata amigo deitaram a mão ao BPN e agora no BES se estão nas tintas apesar da implantação do BES em Portugal e no mundo ser milhões de vezes superior do que era a do BPN e curiosamente ninguém quer fazer nada e está a espera de mais um deastre em Portugal que vai ter consquências épicas.
Gostava, bem e muitos o que causou este temporal financeiro de consquências que ninguém pode prever, mas que vai ser bem doloroso para toda a nação e que pode ter consequências no mundo da lusofonia pelo menos e não sei se ainda poderá ter consequências políticas em especial quando falta cerca de um ano para as eleições gerais e esta situação aém de prejudicar a economia da nação pode por consequência agitar todos os sectores da nação e vamos ver se não vamos assistir a verdadeiros tumultos a porta das agências e das sedes do BES porque se o GES cai é o que vai acontecer e a coisa vai ficar mesmo feia se não for travada quando ainda pode ser travada.
A ministra das finança lembra o caso BPN, mas como eu já disse o BPN se comparado com o BES é uma pulga, uma gota de água no oceano e se o BES cai, vai cair muita gente conhecida e desconhecida e por tabela com quase toda a certeza parte do poder político da república porque as ruas de Lisboa vão ficar mesmo em tempestade tropical.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Quem é o culpado desta situação ? Porque o governo não quer intervir quando deveria de intervir ? O que vai por aí e nos vai cair em cima de nós ? Será que Portugal ainda tem salvação ? Será que o céu nos vai cair em cima das cabeças ? Quem vai pagar esta cena ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário