Deixo uma perguntinha ao Metro de Lisboa

Esta pergunta vem de um trabalho de campo que não foi feito de propósito para este blog, mas sim caiu-me literalmente no colo e que não posso de publicar aqui porque a situação é no mínimo nojenta e perigosa sobretudo para os utilizadores do metro de Lisboa e que tenham alguma dificuldade de locomoção ou tenham carrinhos de bebé ou malas pesadas.


Com o facto da doença da minha mãe não me tem sido possível postar algo sobre esta situação que não é de hoje já tem praticamente uma década sem que ninguém tenha se dado ao trabalho de resolver que é o cheiro pestilento a urina no elevador de acesso a superfície da estação do Metro de Lisboa do Saldanha e este elevador fica na esquina da Avenida da República com a Duque d'Ávila do lado oposto a loja da NOS e do McDonald's e agora com o Verão este mesmo elevador está mesmo em risco biológico porque não se consegue lá entrar com o cheiro a urina que niguém limpa e quando não é o mau cheiro, são as avarias constantes dos elevdores da estação em questão e parece que isto é uma situação perfeitamente normal e que ninguém faz nada para melhorar a situação que se arrasta a demasiado tempo e é uma situação que nunca está resolvida porque nem sequer se dão ao trabalho de limpar ou então lacrar o elevador de acesso a superfície para que este deixe de ser mictório público porque perto da mesma estação de metro há vários colégios privados e não muito longe dali uma escola primária dividida em dois polos e um liceu para não falar em várias instituições do ensino superior cujos alunos usam esta mesma estação.


Este caso de descaso é mais uma prova que a administração do Metro de Lisboa apenas quer cobrar bilhetes se desleixando cada vez mais na manutenção e uma pessoa pode pensar o que andam a fazer com o dnheiro dos passes e dos bilhetes se não sabem cuidar das estações e algumas delas metem água quando chove e tal facto como o pivete do Saldanha são considerados factos tão normais como o nascer do Sol.


E deixo mesmo uma perguntinha ao Metro de Lisboa e sei que não devo ser o único a fazer: Quando é que se dignam a lavar o elevador do metro do Saldanha porque já não se pode entrar lá dentro devido ao cheiro a mijo ?


Esta pergunta não é retórica e é mesmo uma pergunta porque este descaso com os transportes públcos e as suas acessibilidades não são de um país que se diz europeu e desenvolvido, mas sim de um país que em desenvolvimento está mais perto da Índia dos bairros de lata do que do Brasil ou mesmo da Espanha.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Para que serve o dinheiro que se paga pelos passes e pelos bilhetes ? Aonde pára este mesmo dinheiro ? Para quando lavagens nos elevadores do metro ? Será que estão a espera que algum doido faça algo de completamente tolo para que acordem ? Afinal que coisa estão a fazer os administradores do Metro de Lisboa ?


Como sempre vos peço para er, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares